Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
28/02/2008
LER/DORT é tema na tribuna livre de Cuiabá
Lesão por Esforço Repetitivo(LER)ou Doenças Osteomusculares Relacionados ao Trabalho(DORT) são termos abrangentes usados para os distúrbios ou doenças que comprometem o sistema muscular e esquelético, desenvolvidos no ambiente de trabalho. Em todo o Brasil a data de reflexão e combate a doença é 28 de fevereiro, oportunidade em que o assunto ganha as ruas através do Centro estadual de Saúde do Trabalhador – CEREST. Na Praça Ipiranga a população foi abordada com panfletos explicativos sobre a prevenção das lesões. O assunto também ganhou espaço na tribuna livre da última sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá.

Edson Lima Ferreira, enfermeiro especialista em saúde do trabalhador alertou os vereadores sobre a necessidade de prevenção e a necessidade de adequações no ambiente de trabalho, uma trabalho que necessita do envolvimento de todos os setores da sociedade.

A prevenção, explicou , está relacionada com a constatação e eliminação dos fatores de risco, bem como através de medidas corretivas, tais como: introdução de pausas para descanso, introdução ou programas de treinamentos de prevenção, adoção de equipamentos de proteção individual, modificação no processo e na organização do trabalho, adequação do mobiliário, maquinas, dispositivos, equipamentos e ferramentas.

Em Mato Grosso a Coordenadoria de Saúde do Trabalhador está inserida na Secretaria de Estado de Saúde-SES e é composta por duas gerências: Gerência do Centro Estadual de Referência e Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

O CEREST atua em parceria com diversas instituições, como: DRT, PT, INSS, SEMA, IBAMA, INDEA, sindicatos e outras. O centro estadual tem ainda o papel de implantar a rede sentinela e sistema de informação em saúde do Trabalhador e acompanhar e auxiliar no planejamento dos Centros Regionais de Referência em saúde do Trabalhador..

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.