24/02/2014
Vereador Allan denuncia abandono em obra de creche e cobra providências
Obras de construção da creche
Lançada em junho de 2012 ao custo de R$ 1,4 milhão, a obra de uma creche do tipo B (capacidade para até 200 alunos de 0 a 4 anos de idade) está abandonada no Residencial Avelino de Lima Barros, em Cuiabá. Por este motivo, o vereador Allan Kardec (PT) protocolou na semana passada,  um requerimento endereçado à Prefeitura de Cuiabá e à Secretaria Municipal de Educação, solicitando providências, no sentido de esclarecer os motivos da paralisação da obra e o prazo para ser finalizada.

Enquanto isso, milhares de pais e mães enfrentam dificuldades em conseguir vagas para os filhos nas poucas creches existentes na Capital. O prazo para conclusão era de 6 meses, portanto, em dezembro de 2012. Mas isso não ocorreu. Dessa forma, o vereador quer que o secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, esclareça os motivos da atual gestão não ter dado sequência à obra iniciada na gestão Chico Galindo (PTB).

De acordo com Allan, parte do dinheiro foi empregado nos 6 meses finais do governo Chico Galindo que executou as etapas de terraplanagem e as estruturas iniciais. “Já estamos terminando o segundo mês de 2014 e a situação lá na creche ainda está no começo. O dinheiro que é convênio do Governo Federal, já está na conta. Acredito que parte desse recurso já tenha sido repassado para a S.O.S Construtora, empresa responsável pela obra”, explica o vereador.

“Queremos saber o prazo para entrega dessa obra, a situação da empresa contratada e a responsabilidade pelos prejuízos do abandono da obra, pois estourou-se o prazo de entrega. Quais serão as providências tomadas pelo secretário e pelo prefeito, uma vez que Cuiabá tem carência de vagas para creches e educação infantil”, justifica Allan.

Em Cuiabá são 16 creches desse tipo em construção, todas com recursos federais liberados pelo Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Agora, com o requerimento apresentado no dia 20 deste mês, o Executivo tem um prazo regimental de 15 para enviar um ofício com as respostas aos questionamentos. O vereador ressalta ainda que continuará fiscalizando e acompanhando in loco a construção de todas as creches.

Assessoria de Gabinete – Welington Sabino

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!