26/02/2014
Câmara funcionará normalmente na segunda-feira (03)
Banco de imagens Câmara de Cuiabá
A Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá optou por funcionar normalmente nesta segunda-feira (03) que antecede o feriado de Carnaval.

Inicialmente a Casa de Leis iria seguir o calendário do Palácio Alencastro. No entanto, devido a grande demanda do Legislativo neste início de ano, o presidente Júlio Pinheiro (PTB) optou por abir as portas normalmente. Apenas na terça-feira (04) não haverá expediente.

A festa carnavalesca surgiu no século XI, a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne. Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira de Carnaval.