Início
NOTÍCIAS
27/02/2014
Allan cobra Prefeitura revitalização do Espaço Cultural Silva Freire
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Allan Kardec

Localizado no bairro Vista Alegre, região do Coxipó, o Espaço Cultural Silva Freire está abandonado, sem previsão de receber melhorias e ser devolvido à população para a prática de atividades esportivas, de lazer e cultural. Diante desse cenário, o vereador Allan Kardec (PT), apresentou indicação para que a Prefeitura de Cuiabá promova a limpeza e revitalização do espaço para que volte a ser reutilizado.

O local conta com quadras esportivas, um teatro italiano de 70 lugares, teatro de arena e várias salas multiuso. Quando era gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura, proporcionava aos jovens de bairros como o Tijucal, Coophema, Parque Cuiabá e outros, participarem de manifestações culturais, shows e demais eventos. Mas, atualmente abandonado, acaba abrigando criminosos e moradores de rua enquanto os jovens da região padecem pela falta de um local para a prática de esportes e realização de eventos culturais.

“Aquele espaço ali deve ter sua responsabilidade dividida pelas Secretarias de Esporte e Lazer, de Cultura e de Turismo. Mas acima de tudo, ter o Executivo Municipal. Já se passou um ano da administração Mauro Mendes e sequer foi feita limpeza naquele espaço. As quadras estão abandonadas, não tem iluminação. O lugar só está servindo como esconderijo de bandidos e usuários de drogas”, relata o vereador.

Allan explica que além do teatro, o espaço possui ainda quatro quadras esportivas e deveria ser utilizado pela juventude cuiabana, o que não acontece hoje devido às condições de abandono. “Por isso estou cobrando aqui, pedindo o esforço coletivo dos 25 vereadores para que as nossas indicações de melhoria e recuperação do Espaço Cultural Silva Freire sejam atendidas agora, antes ainda da Copa do Mundo”, justifica o parlamentar.

Quando o espaço ficar disponível ao uso da comunidade será possível resolver vários problemas. “Principalmente, com a reutilização para o esporte e lazer tirando dali quem hoje está pronto para fazer malandragem. Vamos levar a juventude para ocupar o local”, diz o vereador que é professor de Educação Física e ligado a movimentos culturais. Conhecedor dos benefícios que tais atividades trazem para os jovens, eles defende que o Espaço seja reaberto o mais breve possível.

Benedito Sant'Anna da Silva Freire foi um advogado criminalista, jornalista cultural, poeta moderno, professor universitário da Faculdade de Direito da UFMT, com relevantes contribuições na história político partidária sob a bandeira dos ideais trabalhistas. Por isso foi homenageado com o espaço cultural que leva seu nome.

Ações

Em 2013, o vereador Allan em parceria com os colegas Arilson da Silva e Haroldo Kuzai promoveu a recuperação da Praça do bairro Coophema. Para isso, também teve o apoio da comunidade local, dos comerciantes e juntos, foi possível recuperar a quadra, fazer a pintura e arrumar o alambrado e a iluminação.

“Hoje a quadra está sendo utilizada de segunda a segunda até meia-noite. A juventude do Coxipó utiliza a Praça do Coophema, mas ali já não suporta mais a demanda. Fica muita gente sem ser atendida pelo esporte e lazer enquanto a quatro ou cinco quadras dali está o Centro Cultural Silva Freire com quadras, teatro de arena e cinema lá dentro, abandonado”, argumenta na expectativa de que o prefeito faça a sua parte. 

Assessoria de Gabinete – Welington Sabino



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
09/08 - Artistas recebem Títulos de Acadêmicos Efetivos da ACILBRAS durante 3º Sarau Cuiabano
09/08 - Vereadora, movimentos e pacientes pressionam contra fechamento de unidade do SAE do bairro CPA I
09/08 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
08/08 - Câmara realiza segunda edição da campanha Boa Ação é Doação
08/08 - Escola do Legislativo da Câmara de Cuiabá faz balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2022
05/08 - Campanha Boa Ação é Doação arrecada leite materno capaz de alimentar centenas de bebês
04/08 - CCJR analisa sete processos durante reunião realizada nesta quinta-feira
04/08 - Programa Corrente do Bem realizado pela PM foi tema da tribuna desta quinta
04/08 - Câmara aprova requerimentos, Projetos de Lei e pareceres na sessão desta quinta
03/08 - Nota de pesar | Gládius César
02/08 - Nota de pesar | Adriana Catelli
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.