12/03/2014
Vereador Kero Kero propõe lei que possa ajudar no combate à dengue em Cuiabá
Planta Crotolária

Com o intuito de auxiliar no combate à dengue, o vereador Wilson Kero Kero (SDD), apresentou na Câmara de Cuiabá o projeto de Lei que dispõe sobre o cultivo de Crotalária, no município. A doença, que requer diversos cuidados e vem tirando a vida de munícipes por todo o país, acaba anualmente acometendo milhares de pessoas, principalmente neste período de chuvas.

“Queremos com esta lei, realizar uma tentativa de controle biológico. Apesar de não terem pesquisas científicas comprovando a eficácia da planta, muitas cidades vêm tendo sucesso com o cultivo dela, o que acaba diminuindo o número de casos da doença”, explicou Kero Kero.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), através do SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação, onde constam a notificação e investigação de casos de doenças de notificação compulsória no Brasil, de 1º janeiro a 06 de março de 2014 em Mato Grosso foram registrados 2.463 casos de dengue, com 04 casos graves. Em 2013, no mesmo período foram notificados 18.080 casos em todo o Estado.

Neste ano, quatro ocorrências de óbitos estão sendo investigadas, sendo uma em Cuiabá, outra em Ipiranga do Norte, Várzea Grande e Campo Novo dos Parecis. Só em Cuiabá já há registro de 211 casos neste período e, em Várzea Grande 99 casos.

A lei proposta por Kero Kero defende um método natural de combate ao mosquito, sem causar nenhum prejuízo à saúde da população. A Crotolária é uma planta que atrair as libélulas, que são predadoras naturais do mosquito Aedes Egypti, auxiliando para a não proliferação do mosquito.

Pelo projeto de lei, caberá ao Executivo Municipal divulgar os benefícios do cultivo e manipulação das plantas em residências, no comércio, nas indústrias e também em terrenos baldios. Deverão ser distribuídas sementes da planta á população durante as ações de combate ao mosquito, além disto, o município deve realizar campanhas educativas nas escolas da rede, apresentando também a semente e a forma de plantio aos alunos.

Nas praças, canteiros de avenidas e demais área públicas da cidade, também devem ser plantadas mudas da Crotolária.

Esta tentativa de combate ao mosquito da dengue, já está sendo utilizada em cidades do Estado de São Paulo, Minas Gerais e no município de Sorriso (MT), onde no ano seguinte ao início do plantio, não houveram casos da doença.

Luciana de Oliveira Pereira