Início
NOTÍCIAS
25/03/2014
Prefeitura de Cuiabá realiza Semana de Combate à Tuberculose
Divulgação
Entre os dias 24 e 28 de março, a Prefeitura de Cuiabá realiza a Semana de Intensificação de Ações Contra a Tuberculose nas unidades básicas de saúde do município em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado na segunda-feira (24). O objetivo é dar visibilidade ao controle da doença, com ações de prevenção, tratamento e sensibilização da população.

A semana será aberta com uma palestra de orientação aos profissionais da saúde que estão lotados no Programa da Saúde da Família (PSFs) localizados na Clínica da Família, no CPA I, sobre detecção de novos casos, atenção aos sintomas característicos da doença, aos tipos de exames utilizados e a leitura dos resultados dos exames. A palestra será proferida pelo secretário de Saúde, Werley Peres, a partir das 8 horas. 

Durante a semana, equipes dos PSFs realizarão busca-ativa de novos casos e realizarão visitas às famílias dos pacientes em tratamento para avaliação de contato, ou seja, para verificar se não houve a exposição de mais alguém à doença. Atualmente, em 2014, foram detectados 57 novos casos de Tuberculose em Cuiabá. Em 2013, o número chegou a 588 casos novos com uma cura de 63,3% destes e abandono de 8,2%, com uma incidência de 52,3/100.000 habitantes. "Não existe como falar em controle da tuberculose sem citar a importância da equipe multiprofissional, enquanto saúde da família, nas ações de controle do indivíduo como um todo. As ações estarão sendo intensificadas pelas unidades de saúde no município no sentido de mobilizar os profissionais e a população em geral para a gravidade que é esta doença", enfatizou o secretário Werley Peres.

Na sexta-feira (28), uma equipe multidisciplinar realizará o Multiação da Saúde no Abrigo para Idosos Bom Jesus de Cuiabá, a partir das 7h30, levando além de exames para detecção da tuberculose, outras ações da saúde como aferição de pressão, nutricionista, exames de hanseníase, de diabetes e orientações sobre tabagismo entre outros. A equipe deverá permanecer durante toda a manhã no local.

A tuberculose é um grave problema de saúde no Brasil, e Cuiabá é uma cidade endêmica. Nesse sentido, um dos grandes desafios encontrados no seu controle refere-se à disseminação das informações e prevenção da doença, além do elevado número de pessoas que abandonam o tratamento, o que agrava a incidência da doença já que o indivíduo que não completa o tratamento acaba apresentando resistência aos antibióticos utilizados no tratamento básico, o que exige a adoção de esquemas de medicação diferenciados, mais complexos e pesados.

Se uma pessoa diagnosticada com tuberculose proceder com o tratamento até o fim, com boa adesão e sem interrompê-lo, ficará curada em seis meses. O tratamento da tuberculose é dividido em duas etapas, de ataque (dois primeiros meses) e de manutenção (quatro meses seguintes). Na fase de ataque o tratamento é feito com quatro drogas: tratamento com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Na fase de manutenção utiliza-se rifampicina e isoniazida. O tratamento deve ser diretamente observado (TDO), ou seja, um profissional da equipe da unidade de saúde observa a tomada da medicação do paciente desde o início do tratamento até a sua cura.

A Clínica da Família funciona das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas e está localizada na Avenida Óbidos, s/n, CPA I, antiga Policlínica do CPA I.

SINTOMAS

Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre ao entardecer, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

DANIELE DANCHURA/Secom Prefeitura



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
09/08 - Artistas recebem Títulos de Acadêmicos Efetivos da ACILBRAS durante 3º Sarau Cuiabano
09/08 - Vereadora, movimentos e pacientes pressionam contra fechamento de unidade do SAE do bairro CPA I
09/08 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
08/08 - Câmara realiza segunda edição da campanha Boa Ação é Doação
08/08 - Escola do Legislativo da Câmara de Cuiabá faz balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2022
05/08 - Campanha Boa Ação é Doação arrecada leite materno capaz de alimentar centenas de bebês
04/08 - CCJR analisa sete processos durante reunião realizada nesta quinta-feira
04/08 - Programa Corrente do Bem realizado pela PM foi tema da tribuna desta quinta
04/08 - Câmara aprova requerimentos, Projetos de Lei e pareceres na sessão desta quinta
03/08 - Nota de pesar | Gládius César
02/08 - Nota de pesar | Adriana Catelli
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.