22/04/2014
Nadaf comemora os 295 da capital com o Movimento PlantAR
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Mário Nadaf

Uma forma excelente de comemorar os 295 anos de Cuiabá é devolvendo-a o nome de “CIDADE VERDE”, para isto o cuiabano, historiador, professor, advogado e vereador Mário Nadaf (PV), promoveu a 10ª Edição do Movimento de Arborização Comunitária-"PlanAR", que já repôs  a cidade mais de 3000 árvores em áreas que sofrem com a degradação ambiental.

A décima edição aconteceu no Jardim das Palmeiras, a comunidade está a 18 anos lutando pela transformação do espaço localizado no final da Travessa Biriba. O local, antes abandonado, era denominado como área de lazer pela Prefeitura, porém, via-se somente matagal e um espaço propício para o descarte indevido de resíduos e abrigo para a marginalidade.

A comunidade mobilizou, limpou o espaço, realizou o plantio e hoje pode considerar de fato o local uma praça. Nadaf, através do Movimento de Arborização Comunitária, esteve conhecendo o trabalho que hoje é desenvolvido pelas crianças do bairro.

A Ação contou com aproximadamente 40 crianças e envolveu os adultos da comunidade, que receberam mudas e a orientação para plantá-las, as Indicações solicitando a iluminação do espaço também já foram atendidas.

Este projeto, idealizado pelo parlamentar, acontece mensalmente nos bairros da Capital. É um movimento inédito, pois além de sensibilizar a população quanto à importância da preservação das árvores, ao mesmo tempo incentiva o plantio de novas mudas de modo consciente e forma adequada, levando um apelo social a cada região que passa.

“Não ensinamos somente a ação do plantio, levantamos as maiores necessitas da comunidade e as transformamos em Indicações e reivindicações que são levadas ao Parlamento; algumas delas como limpezas e revitalização de praças acabam sendo atendidas antes mesmo do desenvolvimento da ação”, explica o vereador.

A equipe de voluntários que contribui para o desenvolvimento do PlantAR é formada por profissionais e apoiadores nas mais diversificadas áreas, que tem um interesse afim, chamar Cuiabá novamente de “ CIDADE VERDE”.

A primeira edição do movimento aconteceu no Residencial Nova Canaã, região Norte da capital, em fevereiro do ano passado, onde foram plantadas 210 mudas ornamentais e 300 mudas frutíferas, doadas aos moradores da região. Além dos benefícios, como troca de luminárias, limpeza de bolsões de lixo e ruas, campanhas de utilidade pública como combate a dengue e economia de água, também foram disponibilizadas à comunidade.

Assessoria de Gabinete - Elizângela Tenório