24/04/2014
Saad vistoria obras da UPA
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Ricardo Saad

O vereador Ricardo Saad (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, visita nesta segunda-feira (28) as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos.

A intenção do parlamentar é acompanhar o ritmo da obra que já deveria ter sido concluída. A visita deverá ser acompanhada pelo secretário de Obras do município, Marcelo Padeiro.

Saad vem acompanhando a construção da UPA desde que se tornou vereador por Cuiabá. Ele foi um dos parlamentares que encabeçaram a luta pela permanência da unidade de saúde no bairro Pascoal Ramos.

Além disso, apresentou uma emenda na ordem de R$ 1,2 na Lei Orçamentária Anual deste ano, aprovada pelo Legislativo Municipal em 2013.

A proposta tem por objetivo garantir o funcionamento da unidade de saúde nos últimos quatro meses do ano que vem. Isto porque, a obra está prevista para ser entregue em agosto.

Outra preocupação do parlamentar tucano com relação a Saúde do município diz respeito ao atendimento do Pronto Socorro da Capital.

Familiares de um paciente que estava internado na unidade de saúde procuraram o vereador em busca de apoio. Isto porque, a senhora teve seu quadro agravado devido aos descuidos por parte dos funcionários.

Conforme relatos, ao dar entrada no PS em decorrência de uma doença pulmonar, funcionários da unidade não deram o devido cuidado ao paciente, o que resultou numa queda da mesma da maca onde estava deitada.

O episódio fez com que ela fraturasse o fêmur. "Ela conseguiu melhorar da doença para qual ela foi buscar atendimentos, mas o descaso e a falta de estrutura fez com que ela caísse da maca e quebrasse a perna. Maca é apenas para transportar pacientes, não para alojar. Se ela continuar sendo utilizada irregularmente, episódios como este vai continuar acontecendo", retrata o tucano.

O Pronto Socorro e a UPA da Morada do Ouro são as unidades que serem como base para o atendimento da população cuiabana. Diante disso, Saad pede que o secretário tome providências quanto a situação da PS, bem como a falta de médico da UPA.

"Inauguraram a UPA, estão construindo outra, fecharam as portas do Pronto Socorro, mas em contrapartida, fecharam boa parte dos postos de saúde e até algumas policlínicas. Isso é um absurdo", relata.

De acordo com o vereador, nos próximos dias outra unidade de saúde deve fechar as portas falta de estruturas. "O Conselho Municipal de Saúde aprovou esta semana um indicativo de interdição da Policlínica do Coxipó por falta de condições estruturais para funcionamento. Temos que dar atenção a esta situação", conta.

Assessoria de Gabinete - Kamila Arruda