13/03/2008
Presidenta de sindicato fala na tribuna da Câmara
Secom Câmara/CBA
Keka Werneck - Presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Mato Grosso
A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Mato Grosso, Keka Werneck anunciou na Tribuna Livre da Câmara Municipal a retomada da campanha salarial, campanha para a construção da sede própria e da participação da entidade nas questões sociais que resultem na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Na oportunidade solicitou a realização de audiência pública para discutir o problema do assédio moral nas empresas.

Segundo Keka o sindicato tem grandes desafios para enfrentar na gestão de três anos pela qual foi eleita. São 500 profissionais sindicalizados e 1.000 atuando em todo Mato Grosso. O salário defasado há 10 anos de 1.050 Reais é um dos graves problemas que a categoria enfrenta e segundo Keka motivo de uma ampla campanha salarial quer reivindica piso único de 2.100 Reais para jornalistas, independente da área de atuação. Além do novo piso o sindicato reivindica reajuste de 15% e 20% para o profissional que desempenha funções há mais de três anos na mesma empresa.

Mato Grosso, segundo a líder sindical admite atraso salarial em empresas de comunicação, uma prática que já se incorporou em algumas empresas há mais de 10 anos.

O sindicato realizou a primeira rodada de negociação. No dia 16 de janeiro reuniu um grande número de jornalistas para a deliberação da pauta e deram início as reuniões com a classe patronal. Além da questão salarial a entidade está engajada em outras lutas como a construção da sede própria, um sonho da categoria que atravessa décadas.

Na oportunidade a presidente do sindicato pediu apoio de todos os vereadores para o fortalecimento da categoria e a defesa de direitos que estabeleçam o respeito aos profissionais.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues