07/05/2014
Allan defende criação do programa Bolsa Atleta Municipal em Cuiabá
Pedro Alves
Vereador Allan Kardec (PT).
O vereador Allan Kardec (PT) apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá uma indicação que consiste num pré-projeto de lei para que o Município institua o Bolsa Atleta Municipal. A ideia do parlamentar, que também é professor de educação física e sabe das deficiências no setor e das principais necessidades do setor esportivo,  é oportunizar e incentivar a descoberta de novos talentos entre adolescentes e jovens estudantes que não têm condições financeiras de se dedicar ao esporte profissionalmente.

Ele pediu atenção especial do presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Oséas Machado (PSC) para que auxilie e apoie a iniciativa promovendo a discussão junto ao Executivo para que seja disponibilizada no orçamento de 2015 uma parte de verba para o programa.

Ao explicar sobre a iniciativa, o vereador Allan Kardec destacou que o Bolsa Atleta Municipal já é uma realidade em dezenas de municípios de São Paulo, de Minas Gerais e em vários outros estados. “Nós queremos tal e qual o Bolsa Atleta nacional, criar o municipal para que, de fato, a Copa do Mundo em Cuiabá, tenha um legado no esporte”, enfatizou o vereador.

Pela proposta, que ainda poderá passar por algumas mudanças, o programa deverá oferecer como auxílio 50% do salário mínimo e que seja reajustado a cada vez que o salário mínimo aumentar.  Conforme Allan, o benefício deverá ser oferecido para todos os atletas de Cuiabá que forem selecionados pela Seleção Brasileira. Como o projeto de lei precisa partir do Executivo Municipal, Allan Kardec apresentou o pré-projeto como uma contribuição.

“Aqui tem muitos karatecas, nadadores, atletas do judô, temos muitos atletas do basquete e os pais que muitas vezes são os trabalhadores da periferia não conseguem sequer comprar um tênis. Então, essa é uma proposta ao prefeito Mauro Mendes, uma ajuda da bancada do PT, de um profissional da Educação Física que pensa um pouco nesse sentido. Esperamos que tenha essa mensagem para o próximo orçamento, que seja incluída na pasta do Esporte e Lazer a Bolsa Atleta Municipal”, destacou o parlamentar.

Pela proposta, os atletas municipais nas modalidades que são oferecidas nas olimpíadas escolares e nos jogos da juventude que forem selecionados para a Seleção Brasileira e comprovarem que foram selecionado a partir de Cuiabá, com idade de até 17 anos e estudante de uma escola da Capital deverão ser beneficiado com o Bolsa Atleta municipal durante um ano. Allan pontua que o auxilio será um incentivo para movimentar o esporte em Cuiabá, nas faculdades de Educação Física, em cada categoria de esporte e nas escolinhas que oferece alguma modalidade esportiva.  O vereador destaca que é preciso ir além de oferecer incentivos apenas nos clubes profissionais e colocar em prática políticas publicas complementares na área do esporte cuiabano.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete