28/05/2014
Allan cobra afastamento dos diretores do Pronto-Socorro para investigar denuncias
Pedro Alves - Secom Câmara de Cuiabá.
Vereador Allan Kardec (PT).

Na sessão ordinária desta terça-feira (27) realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Allan Kardec (PT) cobrou medidas concretas do prefeito Mauro Mendes para que determine o imediato afastamento dos atuais diretores do Pronto-Socorro Municipal. A medida, conforme o vereador, se faz necessária até que seja finalizada a sindicância instaurada para averiguar as graves irregularidades ocorridas dentro da unidade de saúde que foram divulgadas em rede nacional de televisão na edição do Fantástico do último domingo (25).

As denúncias mostraram a falta de medicamentos, a falta de médicos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e exibiu os relatos de um médico funcionário do Pronto-Socorro denunciando que recebia ordens de superiores para alterar o horário de óbitos de pacientes para que familiares não desconfiassem que a morte tinha ocorrido no horário em que a UTI estava sem médico. A reportagem mostrou ainda o drama de pacientes que ficam jogados nos corredores da maior unidade de saúde de Mato Grosso e de pessoas que recorreram à Justiça conseguiram liminar para ser atendimento, pois corriam risco de morte e mesmo assim não eram atendidas.

Umas das pacientes, a idosa Alaíde Ventura da Silva de 62 anos, cujo drama em busca de atendimento foi exibido na reportagem, morreu no dia 22 de maio porque não foi atendida mesmo com uma liminar que obrigava que ela fosse atendida. A morte foi em decorrência de um segundo aneurisma que ela tinha no cérebro que se rompeu. As denuncias de falta de médicos nas UTIs do Pronto-Socorro não são novidades, pois o caso foi mostrado em várias matérias na imprensa local desde o mês de março deste ano. Mas a Secretaria Municipal de Saúde sempre negava, apesar de existir documentos como Comunicações  Internas (CIs) elaboradas por médicos informando a direção e superintendência do PS sobre a falta de profissionais nos plantões das UTIs.

Agora, com o caso divulgado para todo o País, o prefeito determinou uma sindicância com prazo de 3 dias para apurar os fatos. Por sua vez, o vereador Allan Kardec que já vinha cobrando providências do Executivo Municipal para resolver o caos da saúde em Cuiabá, destaca ser imprescindível que os diretores do Pronto-Socorro sejam afastados, por isso apresentou um requerimento. “Quero deixar claro que há 1 ano estamos cobrando melhorias na saúde, o presidente da Comissão de Saúde desta Casa, Ricardo Saad (PSDB) vem se debruçando nos problemas da saúde e cobrando providências. O vereador Toninho também apresentou o projeto para disponibilizar uma sala no Pronto-Socorro para cada dia um vereador ficar lá fiscalizando, constatando os problemas in loco e cobrando providencias, mas o prefeito vetou e esta Casa não foi capaz de derrubar o veto. Eu sempre externei meu apoio e deixei claro que a bancada do Partido dos Trabalhadores sempre foi a favor das cobranças e ações para resolver o caos da saúde de Cuiabá”, destacou.

Allan informou ainda que o vereador Cido Mendonça (PT) esteve em Brasília com o deputado federal Ságuas Moraes e constatou que o repasse nacional do Ministério da Saúde, ao Pronto-Socorro de Cuiabá, já está regularizado. “São mais de R$ 1,2 milhão por mês que é enviado ao Pronto-Socorro para o programa S.O.S Emergência. Quero destacar que a situação do Pronto-Socorro hoje é de responsabilidade primeiramente do prefeito, porque não é só de verba da saúde federal e estadual que a unidade se sustenta não. Pelo menos 15% da arrecadação de todos os impostos desse município precisa ser aplicado na saúde. Isso é lei, lei de responsabilidade fiscal”.

O vereador lembrou ainda que o ato de alguém pedir para médico mentir o horário do óbito é crime. “Se essa sindicância que o prefeito pediu for séria, e quero acreditar que seja, hoje mesmo o diretor do Pronto-Socorro precisa ser afastado e ao final da sindicância é preciso olhar para o gestor da saúde com lupa, por que está pior do que quando estava o Kamil Fares, antigo secretário”, enfatizou Allan Kardec.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete