14/06/2014
Projeto do vereador Allan incentiva reciclagem de óleo de cozinha
Um projeto de resolução apresentado pelo vereador Allan Kardec (PT) foi aprovado pela Câmara Municipal de Cuiabá e vai beneficiar o meio ambiente e também famílias interessadas em utilizar o reaproveitamento do óleo de cozinha como fonte geradora de renda.  A partir de agora, o Legislativo Cuiabano vai instituir um selo de responsabilidade ambiental para ser entregue aos estabelecimentos comerciais que fizerem o recolhimento do óleo utilizado para dar uma destinação correta ao produto.

“Vamos dar um prêmio simbólico para que os restaurantes e peixarias que fizerem o recolhimento do óleo de cozinha. Hoje, esse óleo em sua maioria é jogado no próprio solo que não consegue absorver. Como resultado, esse óleo descartado irregularmente vai direto para o lençol freático e consequentemente para o Rio Cuiabá”, explica o vereador.

Allan pontua que não dá para Cuiabá, uma cidade quase tricentenária continuar jeito sem iniciativas que incentivem os estabelecimentos a dar uma destinação correta para o óleo utilizado. Somente no bairro São Gonçalo Beira Rio, que é a rota de peixe, existem mais de 50 peixarias. Tem ainda os restaurantes do centro da cidade, as lanchonetes, inclusive da periferia da cidade.

“Estamos agora elaborando a confecção desse selo, vamos também estimular a criação de cooperativas comunitárias que farão o recolhimento  desse óleo de cozinha e essas cooperativas podem, inclusive, ganhar dinheiro com isso. As famílias de regiões como o Coxipó, a Guia podem criar uma cooperativa e fazer o recolhimento do óleo para  vender, produzir sabão, refinar ou reutilizar transformando através da economia criativa para o bolso do trabalhador e trabalhadora de Cuiabá”, destaca o vereador.

Ainda de acordo com o vereador, a Câmara poderá trazer essas cooperativas até a Casa e oferecer a elas um projeto de lei de utilidade pública municipal para que elas possam receber incentivos fiscais e continuar realizando o trabalho e beneficiando as famílias envolvidas.  “Com certeza vamos ter uma Cuiabá mais limpa e mais famílias recebendo dinheiro com a reutilização desse óleo”.

O selo aos estabelecimentos será concedido pela Câmara Municipal, mas Allan ressalta que será preciso parcerias de uma ou duas cooperativas para fazer a verificação in loco de quais são os restaurantes que fazem recolhimento e reutilização do óleo de cozinha. “Para este ano, já temos condição no segundo semestre de fazer a primeira edição desse selo de responsabilidade ambiental. Vamos contribuir com o meio ambiente e com a economia produtiva e criativa dos trabalhadores de Cuiabá”, finaliza o vereador.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues