Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
09/10/2014
Conselho define diretrizes de participação no Outubro Rosa
Pedro Alves - Secom.
Reuniao extraordinária do Conselho dos Direitos da Mulher.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizou nesta quarta-feira (08) mais uma reunião deliberativa. O encontro foi realizado no Plenarinho da Câmara Municipal com o intuito de definir a participação da entidade no projeto Outubro Rosa.

Conforme a presidente do Conselho, vereador Lueci Ramos, a instituição vai auxiliar no sentido de indicar os caminhos mais fáceis para que a mulher, principalmente aquelas de baixa renda, possa se prevenir contra o câncer de mama.

Para tanto, a tucana afirma que firmou uma parceria com a secretaria de Saúde do município. A pasta deverá passar as conselheiras informações a cerca da disponibilidade do setor público no que tange a exames e consultas preventivas.

“Não adiante fazer todo um trabalho preventivo se você não oferece os caminhos, se o município não oferece condições para que a mulher possa se cuidar e ajudar a prevenir o câncer de mama. Entao, o que nós vamos fazer é isso, mostrara disponibilidade e quais caminhos seguir para garantir a efetiva prevenção, por meio de consultas e exames”, explica a vereadora.

De acordo com ela, os integrantes do Conselho formarão vários grupos, que percorrerão as unidades de saúde da Capital em busca de informações a cerca do assunto para repassar a população. 

Lueci afirma que a iniciativa se deu após reclamações da população no que tange ao atendimento a saúde. Conforme a tucana, diversas mulheres têm enfrentado dificuldades em conseguir consultas e exames de mamografia.

“Nós não queremos que o cuidado venha só quando o câncer já existe, mas que haja efetivas condições de prevenção”, frisa.

Outros pontos de trabalho também foram tratados durante a reunião. Um deles foi à eventual implantação de um programa de qualificação voltado para mulheres.

A medida se dará por meio de uma parceria com a secretaria de Assistência Social, qual irá oferecer 80 vagas do Pronatc para o Conselho. A entidade ficará responsável de garantir as matriculas dos participantes. O curso será sobre confecção de biojóias. Ele será ministrado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A próxima reunião deve ser realizada no início do mês que vem. A diretoria do Conselho está tentando também viabilizar uma sede fixa para entidade, para que possa facilitar a realização destes encontros.


Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.