26/03/2008
Pacientes que fazem hemodiálise no SUS necessitam de transporte
O presidente da Comissão Permanente de Saúde e Educação da Câmara, vereador Lúdio Cabral (PT) requereu esta semana à Prefeitura de Cuiabá serviço de locomoção para os pacientes, moradores do bairro Pedra 90, que realizam o tratamento contínuo de hemodiálise no Sistema Único de Saúde, SUS em Cuiabá. O propósito é que o município disponibilize um meio adequado de transporte para os pacientes retornarem as suas residências após as sessões de hemodiálises, tendo em vista a debilidade física que as pessoas acometidas por doenças renais apresentam após o tratamento.

A iniciativa responde a reivindicação encaminhada ao vereador por Ricardo Maurício Pinto, através de e-mail. Ricardo trabalha no bairro Pedra 90 e fez o levantamento inicial das pessoas do bairro portadoras de doenças renais carentes do serviço. No ano passado ele encaminhou formalmente à prefeitura a solicitação do serviço para sua região, mas não obteve resposta.

“Gostaria de saber se é possível atender essas pessoas que estão sofrendo cada dia mais, por conta do retorno pra casa pós hemodiálise”, questiona Ricardo, relatando o drama vivenciado pelos pacientes ao voltarem das sessões para suas residências utilizando o transporte coletivo.

Além de reiterar a solicitação da comunidade e cobrar providências à prefeitura, Lúdio protocolou também requerimento na Câmara para que a administração municipal informe a sistemática de acompanhamento oferecido aos pacientes do SUS que necessitam deslocar-se para realizar o tratamento de Hemodiálise.

Os questionamentos se dão em torno de qual política de assistência o município disponibiliza para as pessoas que fazem regularmente sessões de hemodiálise, quais serviços de transportes são oferecidos a esses pacientes para locomoverem-se após as sessões e o que os portadores de doenças renais precisam fazer para acessar esses serviços. A prefeitura tem 15 dias para responder o requerimento a partir do encaminhamento da mesa diretora da Câmara.

Edna Pedro - DRT RJ 5056/2001

Assessoria: Gabinete

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)