13/03/2015
Afastamento de diretores da Amaes mostra que vereadores tinham razão, diz Paulo Araújo
Luiz Alvez - Secom
Vereador Paulo Araújo (PSD).
O vereador Paulo Araújo (PSD) destacou, durante a sessão desta quinta-feira (12), que a decisão judicial que afastou a diretoria da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto (Amaes) reforça  à legitimidade dos vereadores da Capital. Ele lembrou dos vários questionamentos, de denúncias e cobranças dos parlamentares ao prefeito Mauro Mendes sobre o papel da autarquia, que não cumpria com sua função de regular os serviços sob responsabilidade da CAB Cuiabá.

“Tarda mas não falha. A decisão afastando administrativamente diretores da Amaes é bem vinda. Esse assunto já foi amplamente debatido aqui nesta Casa mostrando a conduta duvidosa da presidente Karla Regina Lavratti em defesa institucional da CAB. A Justiça reconheceu os desmandos e irregularidades nas decisões administrativas da Amaes que de forma reiterada sempre atuou como advogada da CAB”, enfatizou o social-democrata.

Paulo Araújo pontuou que a medida já deveria ter sido tomada antes, ainda durante o mandato da atual diretoria que terminou no dia 28 de fevereiro, mas foi prorrogado até a escolha dos novos nomes que vão integrar a diretoria da Amaes. “Pena que já expirou o mandato porque isso deveria ter ocorrido há tempos e penso que a Prefeitura de Cuiabá já tinha elementos suficientes para afastar a diretoria e agir. Parabéns ao Ministério Público  por ter agido mesmo que tardiamente”, ponderou.

O vereador explicou que o afastamento determinado pela Justiça mostra  que todas as reclamações feitas pelos parlamentares na Câmara tinham embasamento, inclusive pela insatisfação da população cuiabana com a inércia da autarquia que não cumpria à sua função de regular e fiscalizar a CAB.  Uma delas foi uma denúncia feitas ao Ministério Público por  Paulo Araújo e pelos vereadores Allan Kardec e Arilson da Silva questionando a cobrança abusiva e irregular da taxa de esgoto em locais que não dispõem de rede coletora.

“Vários vereadores nessa tribuna colocaram em xeque a atuação da diretoria da Amaes. A Prefeitura mandou um projeto para reestruturar a Amaes. Tomara que mande pessoas de bem e com conhecimento jurídico, técnico e acima de qualquer suspeita. Que não tenham atuação exclusivamente voltada aos interesses da CAB em Cuiabá como ocorria com a atual diretoria”.

Assessoria de Imprensa - Welligton Sabino.