06/04/2015
Vereadores cobram relação completa de médicos contratados e efetivos do município
Ednei Rosa
Reunião com o secretário de saúde do município, Ary Soares.

Os vereadores componentes da Blitz na Saúde entregaram na última quarta-feira (01-04) ao secretário municipal de Saúde Ari Souza Júnior relatório completo da segunda vistoria do grupo, realizada há uma semana.
 Os vereadores Toninho de Souza (PSD), Oséias Machado (PSC) e Arílson Silva (PT) estiveram com o responsável da pasta para reivindicar melhorias no atendimento às policlínicas do Coxipó, Paschoal Ramos e Pedra 90.

No documento entregue em mãos, os parlamentares solicitaram aumento no número de clínicos gerais no Coxipó, oito dentistas no centro Odontológico do Paschoal Ramos e mais médicos para atender a população do Pedra 90, considerados um dos bairros mais populosos da capital mato-grossense. Além de melhorias na estrutura dos respectivos prédios. Ao fazer um balanço das duas vistorias - a primeira ocorreu na UPA da Morada do Ouro, CPA 1 e Planalto no mês de fevereiro -, Toninho de Souza ressalta que a maior reclamação oriunda da população é quanto a ausência de médicos plantonistas nas unidades de saúde visitadas.

Diante da queixa unânime, o parlamentar protocolou um requerimento junto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), solicitando informações precisas do quadro de profissionais disponíveis na pasta. Os parlamentares querem ter acesso à lista completa de todos os médicos contratados e efetivos, a remuneração de cada um deles, carga horária, histórico profissional do médico e onde estão lotados. Para os membros da Comissão de Saúde, os números não batem, quando a informação é de que são 734 médicos que fazem parte do atual quadro de profissionais da Secretaria de Saúde. Os dados são questionáveis pelos parlamentares.

Para Arílson Silva, o número de mais de 700 médicos é o suficiente para atender toda a demanda de atendimento nas unidades espalhadas por Cuiabá. "Onde estão esses médicos?. O que estamos detectando é a falta de profissionais para atender a população, que reclama de um atendimento de qualidade. Não é possível essa falta de médico", disse Silva.

Presidente da Comissão, Toninho de Souza destaca que as informações solicitadas no requerimento recebido por Ari Souza Júnior trará a tona o que realmente está acontecendo com a falta de médicos nas unidades de saúde.

De acordo com ele, o objetivo do trabalho de fiscalização visa somente melhorar o atendimento nos postos, policlínicas, hospitais e Pronto Socorro de Cuiabá. "A população clama por uma saúde de qualidade. É um problema que vem se arrastando há muito tempo. Mas estamos trabalhando para dar um basta neste problema, que é já visto como crônico, mas pode ser solucionado", afirmou.

Por sua vez, Oséias Machado reforça a opinião de seus colegas quanto aos profissionais lotados na Secretaria de Saúde, recebem normalmente, mas estão ausentes onde deveriam estar trabalhando. Para o parlamentar, a demanda é grande, mas o número de médicos em campo, trabalhando diariamente, é pequeno.

De acordo com Machado, isso gera deficiência no atendimento. "Isso acaba estourando lá na ponta, no cidadão que precisa de atendimento de qualidade", frisa.

O secretário Ari Souza Júnior se comprometeu em atender todas as reivindicações solicitadas no requerimento e afirmou que está trabalhando para que Cuiabá seja referência nacional na área de saúde.

Luis Esmael