16/04/2015
Vereador Marcrean indigna-se com descaso diante dos problemas de falta de água na Capital
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Marcrean Santos
Ao longo dos últimos meses, o vereador Marcrean dos Santos (PRTB) vem promovendo uma série de ações para tentar mudar a realidade da precariedade no abastecimento de água em Cuiabá, já que o prazo contratual estabelecido entre o município e a concessionária, para a universalização da água na cidade, está findando.

Recentemente o parlamentar acionou o Ministério Público Estadual, denunciando o número de bairros sem água e, situações como a do bairro Jardim Mariana, que teve o abastecimento de água contaminado pelo sistema de esgoto, por cerca de dois meses, sem nenhuma providência por parte da CAB. Além de situações como a do bairro CPA 4 que, segundo a própria concessionária, teve seu reservatório de água fechado para abaixar o consumo de energia, num total descaso com os moradores.

No mesmo dia em que entregou uma Moção de Repúdio à Agência Municipal de Água e Esgoto (AMAES), diante de sua omissão frente à situação que se instalou nos bairros da cidade, Marcrean, também protocolou um requerimento na Câmara Municipal, solicitando ao Executivo que não permitisse à recondução dos diretores da AMAES para a nova agência de fiscalização do município, a ARSEC - Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados da Capital.

Segundo o vereador, até o momento a CAB Cuiabá não promoveu uma real prestação de contas com relação à metragem de rede de água ampliada na cidade e nem mesmo da rede de esgoto, assim como o montante de investimento financeiro para a melhoria dos serviços prestados em Cuiabá.

Marcrean destaca que houve um salto na arrecadação dos serviços de água e esgoto na cidade, saindo de R$ 7 milhões/mês, no último mês de atuação da SANECAP, para algo em torno de R$ 20 milhões de reais/mês, na atualidade. Para o vereador, hoje o Executivo tem subsídios suficientes, inclusive, com suporte jurídico, para romper o contrato com a CAB.

Com isso, estamos aguardando uma solução o quanto antes, seja penalizando a CAB ou mesmo rompendo o contrato. A grande questão é conseguir atender à população que tem sofrido imensamente com tudo isso”, destaca o vereador.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC