17/04/2015
Câmara atuará junto ao Executivo em prol da Santa Casa de Misericórdia
Kamila Arruda - Secom
Reunião entre os vereadores e a diretoria da Santa Casa.
Em visita a Santa Casa de Misericórdia na manhã desta sexta-feira (17), a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá se comprometeu a atuar junto ao Executivo Municipal para garantir o pagamento de R$ 1,7 milhão, referente aos repasses atrasados.

Acontece que o Hospital possui 60 leitos de retaguarda, dos quais 30 foram contratualizados com a Prefeitura. Para garantir o funcionamento destes leitos, o Município teria que repassar mensalmente a Santa Casa o montante de R$ 322,5 mil.

O contrato entre a Unidade e o Executivo, entretanto, venceu em outubro do ano passado. Até o momento não houve uma resposta da Prefeitura quanto à renovação ou prorrogação do mesmo. Apesar disso, a Santa Casa continua realizando o atendimento ao SUS utilizando estes leitos, tendo em vista a demanda de pacientes e a promessa do Palácio Alencastro em rever a situação.

Desta forma, o Hospital está desde novembro do ano passado sem receber esse recurso, totalizando R$ 1,7 milhão em atraso. “A ausência deste dinheiro tem nos prejudicado até mesmo com os fornecedores. Mesmo sem receber nós continuamos recebendo pacientes do SUS. Nós somos parceiros da Prefeitura, mas eles estão nos deixando na mão”, relatou o presidente da Santa Casa, Antônio Preza.

Diante do exposto, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB) acredita que a primeira providência a ser tomada é garantir a regularização do serviço por meio de um novo contrato, ou da prorrogação daquele já existente.

“A primeira providência que temos que tomar é garantir um novo contrato com data retroativa a novembro. Regularizando esta situação, podemos negociar de que forma este recursos que está em débito poderá ser pago”, pontuou.

O petebista garantiu que irá procurar o prefeito Mauro Mendes (PSB) para tentar solucionar este impasse, uma vez que a unidade de saúde corre sérios riscos de fechar as portas por que não tem recursos financeiros para garantir o atendimento ao público. “A Câmara está adotando a Santa Casa. Todos os vereadores de Cuiabá irão lutar em prol desta causa”, garantiu o presidente.

Além disso, Pinheiro ainda disse que irá se reunir com os demais vereadores para estudar a possibilidade de vir a ajudar a Santa Casa a reformar a ala pediátrica da unidade. No total, este setor é formado por 64 leitos, quais são divididos em quatro alas. Cada ala requer o montante de R$ 120 mil para ser reformada.

“Vou procurar os demais vereadores para buscarmos uma forma de ajudar neste projeto que é de grande valia para o município, tendo em vista que a ala pediátrica da Santa Casa é 100%”, garantiu.

Além do petebista, também participaram da reunião os vereadores Maurélio Ribeiro (PSDB), Lueci Ramos (PSDB), Toninho de Souza (PSD), Arilson da Silva (PT), Leonardo de Oliveira (PTB) e Oseás Machado (PSC). Todos abraçaram a causa e formaram uma força-tarefa para atuar em favor da unidade de saúde junto ao Executivo Municipal.

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues