22/04/2015
Paulo Araújo solicita cronograma de reforma e ampliação de unidades de saúde
Vereador Paulo Araújo em visita a uma unidade de saúde de Cuiabá
Problemas recorrentes nas unidades de saúde de Cuiabá – entre eles a infraestrutura precária - que dificultam o trabalho dos profissionais e prejudicam a população que precisa de atendimento, levaram o vereador Paulo Araújo (PSD) a protocolar requerimento ao Executivo Municipal cobrando informações sobre um cronograma para reforma e reparos.

A medida foi tomada pelo parlamentar após visitas realizadas em diversas unidades de saúde como os Postos de Atendimento da Família (PSFs). Em quase todas elas, foram encontrados problemas estruturais que prejudicam e comprometem o funcionamento.

No requerimento é solicitado informações quanto ao planejamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde com relação à reforma, ampliação e equipamentos para as unidades de saúde em Cuiabá. “Nós estivemos fazendo algumas visitas e deparamos em quase todas as estruturas físicas alguns problemas pontuais, outras com a estrutura toda comprometida, exemplo do PSF do bairro Jardim Independência e eventualmente equipamentos que estão estragados ou não recebem manutenção preventiva”, explica o vereador.

Outro requerimento feito por Paulo Araújo solicita da Secretaria Municipal de Saúde a meta que foi contratualizada por parte dos prestadores de serviço em todas as unidades hospitalares credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem com os respectivos comprovantes de pagamentos das unidades de saúde. A legislação federal determina que os pagamentos sejam efetuados até o quinto dia útil subsequente ao mês em que os serviços foram prestados, mas em março deste ano os pagamentos estavam em atraso e foram repassados após denúncias que feitas pelo vereador à imprensa.

Um terceiro requerimento apresentado por Paulo solicita detalhes da contratação da empresa Telc Telecom Empreendimentos pedindo explicações bem como todo o processo licitatório, o motivo da contratação da empresa pela Secretaria Municipal de Saúde e qual a finalidade objetivo. A informação sobre a contratação ao custo de R$ 2,6 milhões foi publicada em sites de notícias da Capital.

Assessoria de Gabinete – Welington Sabino