24/04/2015
Pinheiro aciona Executivo em prol da comunidade Rio dos Peixes
Acervo pessoal
Reunião com a comunidade Rio dos Peixes nesta quinta-feira (23).
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Julio Pinheiro (PTB) visitou nesta quinta-feira (23) a comunidade Rio dos Peixes, localizada na estrada para Chapada dos Guimarães. O petebista atendeu a um pedido dos moradores da região, que solicitaram a sua presença no local para verificar a situação precária na qual estão vivendo.

A principal reclamação é com relação à saúde pública, uma vez que a única unidade de saúde da comunidade está de portas fechadas. A equipe médica está realizando o atendimento à população nas dependências da igreja da região.

Conforme relatos dos moradores, isso está acontecendo desde agosto do ano passado, quando a unidade foi desocupada pela Prefeitura de Cuiabá para passar por uma reforma.  Até o momento, entretanto, a reforma não foi iniciada.

De acordo com a coordenadora especial da rede de Assistência da Zona rural, Nalda Pina o Rio dos Peixes teve a sua unidade de saúde contemplada pelo Ministério da Saúde no ano de 2012. A promessa era que ela fosse ampliada e reformada para dar melhor condições de atendimento aos moradores da região.

Diante disso, a comunidade solicitou a intervenção de Pinheiro junto ao Executivo Municipal. “Precisamos dar mais atenção para a zona rural da nossa cidade. Todos nós temos direito a viver dignamente e ter acesso aos serviços básicos, em especial à saúde”, ressaltou o vereador.

Entre outros pontos envolvendo a saúde pública que estão sendo pleiteados pela comunidade estão um padrão de energia próprio e poço artesiano para a unidade de saúde em questão, ambulância, o desmembramento do Distrito do Barreiro Brando e que os profissionais que atuam naquela região recebam auxílio de longa distância, uma vez que a maioria deles não reside na região.

Quanto à reforma e ampliação da unidade, Pinheiro se comprometeu a cobrar do secretário de Obras do município um posicionamento quanto ao assunto. De acordo com o petebista, no início desta semana o prefeito Mauro Mendes repassou ao secretário a lista de todas as unidades que serão contempladas com a reforma neste ano.  “Queremos um posicionamento oficial do município”, enfatiza.
A convite do petebista, o secretário de saúde do município, Ary Soares também compareceu a reunião. Na oportunidade, ele garantiu que analisará a questão referente ao adicional de longa distância aos profissionais da saúde que atuam na comunidade.

De acordo com o gestor, na próxima semana ele poderá dar uma resposta mais concreta quanto ao assunto. Além disso, também garantir a instalação do padrão de energia.

“Sabemos da dificuldade enfrentada por esta região e o esforço que esses profissionais e a comunidade no geral faz para que tudo continue funcionando. Temos que reconhecer o trabalho excepcional que esses profissionais da saúde estão realizando aqui. Mesmo sem condições estruturais continuam atendendo a população, até mesmo tirando dinheiro de seu próprio bolso, já que utilizam seu próprio veículo para realizar os atendimentos domiciliares”, enalteceu o secretario.

Além das questões referentes a saúde, a comunidade ainda solicita que o Executivo Municipal trabalhe na recuperação das estradas que dão acesso a região. De acordo com Nalda, as crianças estão há mais de três semanas sem poder ir a escola, pois o ônibus escolar não consegue circular por alguns trechos.

O transporte público da região também está prejudicado. Não existe nenhuma linha de ônibus que percorra toda a comunidade.

Outra reivindicação é quanto à telefonia. A comunidade ainda não possui antena de telefonia móvel, o que vem prejudicando a comunicação.

O presidente se comprometeu com os moradores de levar toda a demanda ao prefeito e garantir uma solução o quanto antes.

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda