05/05/2015
Câmara de Cuiabá expõe beleza e excentricidade das orquídeas
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
exposição de orquídeas em 2013

Em homenagem às mães de Cuiabá, a Praça Moreira Cabral, sede da Câmara Municipal, se perfuma e flori com a V Expomãe, a exposição e venda de espécimes de orquídeas.

A exposição, que está na sua quinta edição, já está se tornando uma tradição em véspera do Dia das Mães, sendo uma excelente oportunidade de presentear e marcar uma das datas mais especiais do calendário brasileiro.

Em um ambiente preparado para a delicadeza das orquídeas, estarão à disposição dos apreciadores mais de 30 espécimes da flor. São exemplares importados e nacionais, que podem ser encontrados em diferentes biomas, como o amazônico e até o pantaneiro.

Da nossa região, há a espécie C.Violacea que, para imitar seu habitat natural, já está disponível aos cultivadores enraizada em madeira. Originária da Tailândia, no continente asiático, a espécie conhecida como Vanda, se destaca na exposição com suas raízes aéreas.

Outra bela excentricidade é a Oncidium Sharry Baby, que exala um agradável perfume de chocolate de suas delicadas pétalas mescladas em marrom e branco.

Na exposição, os cuiabanos poderão conhecer e comprar as orquídeas, recebendo também orientação para o melhor cultivo das flores. Os preços variam de R$ 10,00 a orquídea já florida, podendo chegar a R$ 600,00.

O evento, que é organizado pela Secretaria de Cultura e Resgate Histórico da Casa de Leis, acontece em parceria com o Orquidário Parecis, que também é parceiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Marcos J. Koszkoday, produtor das orquídeas, reverte parte da renda da exposição para a associação. “Aceitei de imediato o convite da Câmara e, como acontece em todas as exposições que faço em Cuiabá, fiz a parceria com a APAE”, declarou.

Além da beleza das variadas espécies de orquídeas, o evento também oferece produtos utilizados para o cultivo das plantas, como adubos, substratos, cachepot e até tronco de árvores, excelente para a exposição das flores.

A exposição das orquídeas estará disponível à população dos dias 6 a 10 de maio, sempre das 8 horas da manhã até as 18h.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC