20/05/2015
Vereador cobra data alusiva em homenagem aos Garis
Assessoria de Gabinete
Vereador Levante e junto aos Garis

Na última quinta-feira (14), o vereador Adilson Levante (PSB) apresentou no parlamento municipal da Capital, um projeto de lei que institui o “Dia Municipal do Gari ”.

O projeto visa inclusão no calendário oficial de Cuiabá, 16 de Maio, como data alusiva ao Dia Municipal do Gari, homenagem atribuída à dedicação dessas pessoas que enfrentam sol, chuva e frio para cumprir seu trabalho.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que, em 1876, assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época. Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou e o Brasil inteiro passou a denominar estes trabalhadores desta forma. Assim, foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.

“Um dia percebi que o lixo da minha casa não havia sido recolhido, foi então que decidi fazer esse Projeto de Lei, pois nada mais justo que homenagear esses trabalhadores. O que seria da nossa Capital se não houvesse esses profissionais, seria um caos.

Portanto, acredito que irão receber com muita alegria e entusiasmo, é merecedor uma data específica para a classe”, ressalta Levante.”

Homenagem justa, afinal, sempre os encontramos nos veículos coletores de lixo, nas ruas, mesmo passando despercebidos, então haverá, assim que aprovada, um dia especialmente para eles, por prestarem inestimável serviço.

Lo-Ruama Priscila – Assessoria de Imprensa