Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
26/05/2015
Haroldo representa Legislativo em reunião em Brasília
Luiz Alvez - Secom CMC
Vereador Haroldo Kuzai (SD).
O vereador Haroldo Kuzai (SD) esta Brasília representando a Câmara de Cuiabá em uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), para tratar de reforma política. 

O encontro, agendado para as 9 horas desta terça-feira (26), está sendo promovido pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antônio Donato (PT), e deve contar com vários comandantes do Legislativo Municipal de todo o país. 

Os vereadores estão preocupados com o pleito do próximo ano, uma vez que a reforma política prevê a instituição do voto distrital para vereador nas eleições em cidades com mais de 200.000 eleitores, o que pode dificultar a reeleição de alguns parlamentares em determinadas regiões. 

Diante disso, em Mato Grosso o único município a ser atingido por esta medida será Cuiabá. Caso a proposta seja aprovada, Cuiabá será dividida em 25 distritos, sendo que cada partido político poderá indicar um candidato a vereador em cada distrito.

Na reunião, os vereadores entregarão um manifesto ao peemedebista, qual solicita que a medida, caso aprovada, passe a valer apenas após a eleição de 2016. 

Para tanto, o documento apresenta diversas justificativas. Dentre elas, a falta de um consenso efetivo sobre o novo modelo de sistema eleitoral. 

Também utilizam como argumento o fato do sistema atual estar em vigor desde 1930 e, por isso, suas regras são amplamente conhecidas dos eleitores.

Além do voto distrital, outro ponto questionado pelos vereadores é o fato de a eleição de 2016 valer apenas por dois anos. Isto 
porque, a reforma política também prevê a unificação da eleição, que passará a ser realizada a cada cinco anos. 

Diante disso, caso a proposta seja aprovada e passa a valer já a partir do próximo pleito, os interessados a uma vaga de vereador e prefeito terão que disputar a eleição em 2016 e em 2018. 

Para os vereadores, isso é prejudicial para a sociedade. “A fixação de um mandato-tampão, com duração de dois (02) anos, para os mandatários eleitos no pleito de 2016, será prejudicial à sociedade, pois os eleitos, tanto no Executivo quanto no Legislativo, terão exíguo tempo para elaborar e implantar políticas públicas que solucionem problemas que afligem as populações dos municípios brasileiros, especialmente nos grandes centros urbanos”, alegam. 

A previsão é que a mensagem da reforma política seja remetida à plenária na sessão da próxima terça-feira (26). 

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda.



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Kássio Coelho visita obras de escola municipal na Capital
26/04 - Ex-prefeito de Cuiabá e motorista de aplicativo fazem uso da Tribuna Livre
26/04 - Chico 2000 garante compromisso da prefeitura para obras de campo society
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.