23/06/2015
Adevair homenageia autora de livro sobre o “Cuiabanês”
Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito
Livro "O Falar Cuiabano"
Através de uma Moção de Aplausos, o vereador Adevair Cabral (PDT), que é graduado em Letras, homenageia a professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal de Mato Grosso, Cristina Campos.

A professora é autora do livro “O Falar Cuiabano”, lançado no ano passado na Academia Mato-grossense de Letras (AML). A obra mostra a composição cultural que constituiu a sociedade cuiabana e seu linguajar típico, buscando ao mesmo tempo, valorizar e preservar a linguagem daqui. Direcionado a professores, alunos e aos interessados em cultura e lingüística, o livro já teve 10 mil exemplares distribuídos em escolas públicas.

Para o vereador Adevair, que já foi Secretário de Cultura e sempre se preocupa com a preservação das tradições culturais, Cristina merece a homenagem, pois o livro “é uma referência diante do bombardeio televisivo e virtual que restringe o falar cuiabano às comunidades mais tradicionais”. Ele defende que professores e alunos conheçam a obra e aproveitem seu conteúdo, principalmente porque hoje Cuiabá é formada por mais “paus rodados” do que por cuiabanos de nascimento, o que pode contribuir com o esquecimento da língua.

A professora Cristina Campos, que tem outros três livros publicados, é graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre em Educação, pela mesma instituição e doutora em Educação, pela USP - Universidade de São Paulo. A data da entrega da Moção de Aplausos ainda será marcada, por uma gestão de agenda dos envolvidos.

Contato do Gabinete: 65 3617-1547

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC