08/07/2015
Festa de São Benedito pode torna-se Patrimônio Cultural
Assessoria de Gabinete
Festa de São Benedito

A invocação a São Benedito é uma das mais antigas no nosso estado e principalmente, em nosso município. Devido à grande devoção ao Santo Negro, e a festa a ele dedicada, o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) criou o Projeto de Lei que declara Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Cuiabá a tradicional Festa de São Benedito.

Em Cuiabá, a festa nasceu entre os excluídos, não alfabetizados, negros e pobres que não tinham nenhuma representatividade social. Com o passar do tempo o evento passou a contar com a participação de outras classes sociais, até mesmo pessoas da elite. A devoção ao Santo venceu as barreiras da exclusão, minimizando assim, as diferenças sociais, unindo diversas classes e etnias, em um só tempo e espaço para reverenciar São Benedito. Por esses motivos, o tema é assunto abordado em livros e em dissertações de mestrado e doutorado.

Eva Alves Santos, administradora paroquial, comentou sobre o encerramento das comemorações que foram um ótimo momento para iniciar conversas e se preparar para o próximo ano, contanto com o diferencial do reconhecimento promovido através do Projeto de Lei. “A festa virar Patrimônio Cultural é o reconhecimento público para buscarmos recursos com esse diferencial, trazendo benefícios para a festa”, afirmou Eva.

A primeira menção à Festa de São Benedito encontrada em documentação é datada de 1787, porém acredita-se que seja celebrada desde o período em que o aglomerado urbano detinha o estatuto de arraial, antes mesmo de 1727.

Na área urbana do município de Cuiabá, o surgimento da primeira capela em honra a este orago é datada em julho de 1722, tendo o local como Canto do Sebo, atual Praça da Mandioca. Devido à precariedade do material usado na construção, o templo desmoronou. O fato levou os devotos do santo a construírem uma capela lateral e anexa à Igreja do Rosário na década de 1760.

A Igreja do Rosário passou a ter sua titulação alterada no imaginário popular, tornando Igreja de São Benedito. Atualmente, o local é nominado Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Um dos marcos de fundação da nossa cidade.

2015

A tradicional Festa de São Benedito encerrou na noite do último domingo (05). O evento iniciou oficialmente na quinta-feira (02.07). Durante esses dias houve 'chá com bolo', orações, apresentações artísticas e culturais, missas e comidas típicas. Nem mesmo as baixas temperaturas que atingiram a Capital mais quente do Centro-Oeste desanimaram os mais de 70 mil cuiabanos de participarem da procissão final. Celebrar o Santo Negro é orgulho de nossa religiosidade e expressão de crença e fé.

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital