17/07/2015
Comissão de Fiscalização na Saúde da Câmara de Cuiabá têm reivindicações atendidas
Assessoria de Gabinete
Reunião

A Comissão de Fiscalização na Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá esteve reunida na manhã desta quinta-feira (16) com o secretário de Saúde da Capital, Ary Soares de Souza Júnior. O objetivo da reunião foi obter retorno em relação às visitas realizadas pela Comissão em seis unidades de Saúde da Capital. Uma das grandes vitórias da Comissão foi o retorno do funcionamento da Policlínica do Planalto para 24 horas e também o aumento de médicos para a Upa Morada do Ouro. Para o vereador Toninho de Souza é uma vitória para o povo que precisa do atendimento nestas unidades.

“Nós conseguimos o retorno da Policlínica do Planalto para 24 horas, vai desafogar o atendimento da Upa Morada do Ouro, onde também conseguimos dobrar o número de médicos para atendimento da população. Mas outras unidades públicas de saúde também tiveram o aumento destes profissionais. Assim, nós estamos dando a contribuição da Câmara Municipal de Cuiabá com a nossa saúde pública, contribuindo efetivamente com a gestão da saúde e trazendo ações efetivas para o dia a dia da população que depende destas Unidades de Saúde”, pontuou o parlamentar cuiabano.

O secretário Ary Soares informou ainda a contratação de novos profissionais para a saúde de Cuiabá. “Nós temos um concurso que devemos chamar até 170 médicos, temos um acordo para chamar 300 auxiliares de enfermagem e também 109 enfermeiros”, pontuou o secretário.

A Comissão havia solicitado uma solução em relação às dificuldades de comunicação com os pacientes que utilizam a Policlínica do Coxipó. E a solução proposta pelo secretário foi o envio de mensagens por meio de SMS para lembrar o paciente do dia e horário da consulta agendada na Unidade de Saúde. O secretário Ary Souza lembrou da importância da atualização do cartão SUS para que o cadastro esteja correto e assim o trabalho de comunicação via SMS possa obter os resultados esperados.

Outra reivindicação atendida foi à convocação de um concurso Público para a contratação de dentistas para atuarem na Policlínica do Pascoal Ramos, uma vez que a Comissão constatou a boa estrutura do local, mas a falta destes profissionais.

Para o vereador Toninho de Souza, as fiscalizações tiveram bons resultados uma vez que é um trabalho de ajuda por parte da Comissão, que vai continuar o trabalho. “O trabalho continua, é permanente, trazendo esse foco da população, saúde, medicamentos, médicos, estrutura, não tem dia não tem hora, é sempre isso, identificando os problemas, produzindo os relatórios, trazendo as reivindicações, é um trabalho permanente e enquanto estivermos na Câmara Municipal de Cuiabá vamos continuar com esse trabalho”, explicou.

Durante o trabalho de fiscalização da Comissão foram visitadas as seguintes Unidades de Saúde: Policlínica do Planalto, UPA Morada do Ouro, Policlínica do Coxipó, Policlínica do Pascoal Ramos, Policlínica do C-P-A e Policlínica do Pedra 90.

As blitz foram realizadas sem nenhum comunicado prévio, os parlamentares verificaram in-loco à condição de trabalho dos profissionais da área de saúde - médicos e enfermeiros, atendimento à população e medicamentos. Após as visitas da Comissão um relatório completo das vistorias foi produzido e entregue ao secretário de Saúde de Cuiabá com as demandas de cada Unidade de Saúde.

A Blitz da saúde visa melhorar o atendimento à população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) na maior cidade de Mato Grosso.

Verônica Rakel - Assessoria de Gabinete