06/05/2008
Fisioterapeutas defendem participação nas unidades de saúde
Fisioterapeutas defenderam na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá a aprovação do projeto de lei do vereador Carlos Haddad-PTB que dispõe sobre a inclusão da especialidade na atenção básica. As unidades do programa de Saúde da Família, e equipes de médicos do município de Cuiabá poderão contar, em seu quadro de funcionários com um profissional de fisioterapia. A função do fisioterapeuta é desenvolver os programas de saúde funcional nas comunidades.

Segundo a representante do Conselho Federal de Fisioterapia, Ingrid Farina a presença do profissional na atenção básica possibilita o acesso aos serviços de fisioterapia aos indivíduos com dificuldade de locomoção, pessoas com algum tipo de deficiência, gestantes, pessoas idosas, cadeirantes, obesos, o que diminui os custos e melhora a resolutividade.

Na prevenção, explica Cássio Oliveira, presidente do Crefito, atua na correção do risco ergonômico de crianças em idade escolar; Identifica, trata e previne alterações funcionais como deformidades respiratórias, ortopédicas, posturais e traumáticas.

Os profissionais terão a atribuição de, através de acompanhamento da evolução do quadro do diagnóstico e cada paciente, orientar a realização de exercícios e procedimentos básicos principalmente a prevenção e eventuais doenças.

A proposta, segundo o vereador consiste na identificação epidemiológica que possibilite atuação multiprofissional entre eles fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, com o objetivo de trabalhar a prevenção da saúde funcional dos usuários do SUS.

“Com a aprovação do projeto de lei quem irá ganhar será o poder público, pois vai trabalhar mais na prevenção do que no tratamento de doenças e a sociedade, que terá mais garantia de saúde e bem estar, além da valorização dos profissionais de fisioterapia, levando-se em consideração a expressiva economia ao município".

Já o vereador Luiz Marinho (DEM) que também apoia o projeto disse que a ESF veio como resposta às necessidades de uma atenção integral desenvolvida por equipe multiprofissional, ao indivíduo e à comunidade, com intensa participação da comunidade.

O estado de Mato Grosso, segundo o presidente do Crefito, Cássio Oliveira conta com 1.100 profissionais e a inclusão do fisioterapeuta no PSF já é uma realidade adota nos municípios de Sinop, Denise, Nova Mutum e Sorriso.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro