06/05/2008
Aprovado projeto que prevê redução de 30% no consumo de energia na capital
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereadores aprovam projeto de lei do Executivo
Lâmpadas econômicas serão instaladas por toda a cidade de Cuiabá, por meio do crédito especial na Lei Orçamentária Municipal, autorizado ao Poder Executivo através da aprovação do projeto de lei, que esteve na pauta de votação da sessão ordinária desta terça-feira (6), na Câmara Municipal de Cuiabá.

Segundo o prefeito Wilson Santos (PSDB), o projeto que foi denominado “Reluz” deve ser implantado oficialmente na próxima segunda-feira (12) e, a partir da troca de lâmpadas e luminárias o consumo de energia na capital será reduzido em 30%. Enfatizou que todo o processo ocorrerá por meio de parceria entre o Ministério de Minas e Energia, Cemat, Eletrobrás e Prefeitura.

Além deste projeto do Executivo, um outro que autoriza o município a outorgar mediante licitação, a concessão através de parceria público-privada para operação dos serviços de pavimentação e manutenção das vias públicas, também foi aprovado pelos vereadores, nesta terça.

Outros dois requerimentos de autoria do vereador Domingos Sávio (PMDB), também foram aprovados. O parlamentar requer a realização de audiências públicas para discutir os problemas existentes no Terminal Atacadista, Mercado do Porto e a situação das feiras existentes no município.

Além desses itens da pauta, os vereadores ainda aprovaram em fase primeira e de parecer, os projetos de leis que dispõe sobre a inclusão, no calendário oficial do município, o “Dia do Imigrante”, de autoria do vereador Deucimar Silva (PP); e também o que declara de utilidade pública municipal o Instituto Desportivo da Criança (IDC), de autoria da vereadora Lueci Ramos (PSDB).

No pequeno expediente da sessão o vereador Mário Lúcio (PMDB) apresentou indicações para a realização de obras em diversos bairros da capital. Um dos principais, segundo o parlamentar, diz respeito às precárias condições que moradores do bairro Jardim Imperial enfrentam há anos. Destaca que o local, que já deveria possuir pavimentação asfáltica, até hoje ainda vive de patrolamento e cascalhamento das vias, na tentativa de minimizar a caótica situação.

No Grande expediente a vereadora Enelinda Scala (PT) manifestou repúdio em relação à “marcha da maconha” que ocorreria na capital, caso a Justiça local não houvesse intercedido para impedir a realização do evento, cujos manifestantes pretendiam apelar pela legalização da droga. “Precisamos zelar pela imagem da família e não podermos descartar os problemas que a droga traz para a sociedade. A maconha é tão nociva quanto o álcool, o crack e outras drogas. Além disso, as próprias estatísticas apontam que todo e qualquer tipo de criminalidade tem associação direta ou indireta com o uso de drogas”, enfatizou a parlamentar, que ainda parabenizou a ação da Justiça no caso.

O vereador Lúdio Cabral (PT) cobrou do município, maior atenção sobre as Unidades de Saúde da capital, principalmente em relação aos incrementos. Destacou que espera que, as promessas do município em torno da criação de novos PSFs saiam do papel, além da ampliação da discussão em torno da Atenção Básica à Saúde da Família.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira