14/09/2015
Toninho de Souza e artesãos se reúnem com representante do Juvan
Assessoria de Gabinete
Ver. Toninho e artesãos se reúnem com representante do Juvan
O vereador Toninho de Souza esteve na última quinta-feira (11) reunido juntamente com os representantes dos artesãos do “Beco da Matriz” na sede do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvan) para repassar informações sobre a liminar expedida pelo Ministério Público que pede a retirada dos artesãos do “Beco da Matriz”.

Toninho de Souza explicou ao conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, à preocupação dos artesãos com essa liminar que pede a retirada deles do local. “Esses artesãos estão ali há mais de 16 anos, não estão na rua, é um local que fica ao lado da Igreja Matriz. Os turistas quando chegam aqui é lá que vão buscar as lembranças da nossa Cuiabá, é onde fica concentrado o artesanato local”, explicou.

O parlamentar explicou ainda que com a permanência dos artesãos nesta área, o objetivo é transformá-lo em um calçadão e nomeá-lo como “Beco da Cultura Cuiabana”, uma parceria entre a prefeitura e os artesãos.   “Queremos criar esse local e torná-lo um calçadão, onde as pessoas poderão circular com tranquilidade e encontrar ali o artesanato que retrata a nossa querida Cuiabá, por isso precisamos  buscar alternativas legais para que essas pessoas possam continuar exercendo seu trabalho com dignidade, sem ter medo de que a qualquer hora possam ser tirados dali”, pontua.

O Conciliador Alexandre Corbelino informou durante a reunião que todas as informações repassadas pelo vereador Toninho de Souza e pelos representantes dos Artesãos do “Beco da Matriz”, serão entregues ao Juiz Rodrigo Roberto Curvo que responde pelo Juizado. “Recebi as informações, o número do processo, e agora vamos buscar junto à justiça mais informações a respeito desta liminar. Assim que o Dr. Rodrigo Roberto voltar de viagem, toda a demanda da reunião será entregue a ele, que dará continuidade ao processo”, explicou.

Para a presidente da Associação Mato-grossense de Artesãos (AMA) Devanir Dantas é preciso esclarecer a situação dessa liminar. “Precisamos saber se essa liminar realmente diz respeito a nós artesãos do Beco da Matriz, estamos ali há muitos anos, e é dali que tiramos o nosso sustento. Agradeço o apoio incondicional do vereador Toninho de Souza que tem buscado solucionar esse impasse. E estamos apoiando com certeza a criação do “Beco da Cultura Cuiabana”, pontua a presidente.

Verônica Rakel - Assessoria de Gabinete