Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/09/2015
Projeto prevê estudo nas escolas para alerta e prevenção das drogas
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Paulo Araújo
Está em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá um projeto para incluir na grade curricular do ensino fundamental e médio do Município o estudo referente à prevenção das drogas e dependência química. Autor do projeto, o vereador Paulo Araújo (PSD) explica que o objetivo é investir na prevenção levando informações aos alunos sobre os malefícios das drogas líticas e ilícitas.

A ideia, explica o vereador, é alertar os alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental sobre os riscos que envolvem o uso indevido e generalizado de drogas. O foco é a prevenção até porque as drogas têm sido a causa de vários crimes, diversos tipos de violência, transtornos educacionais, dificuldade de relacionamento, além de prejudicar o aprendizado e desenvolvimento intelectual de quem faz uso de entorpecentes.

Conforme o artigo 1º do projeto de lei passa a ser obrigatório o estudo de prevenção às drogas, dependência química e suas consequências neuropsíquicas e sociológicas no currículo escolar de ensino fundamental e médio a partir das disciplinas constantes no núcleo curricular básico elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, no município de Cuiabá.

Para isso os setores de supervisão e orientação escolar das unidades de ensino poderão convidar especialistas no assunto para ministrar conferências, palestras, simpósios e outras atividades pedagógicas. Outra possibilidade será convidar representante de entidades e núcleos especializados para prestarem depoimentos e relatarem experiências.

O vereador, que desde 2014 vem cobrando do poder público que disponibilize leitos de tratamento e desintoxicação para usuários de álcool e outras drogas. Paulo explica que a intenção é sensibilizar a comunidade estudantil do perigo que são as drogas e as dificuldades para deixar no caso de quem já faz uso.

 “Esse projeto visa justamente fazer com que a população, os jovens que frequentam os ambientes escolares tenham acesso às informações em relação ao uso da droga, da dependência química, o que isso pode causar, o transtorno que  causa para as famílias, para a saúde e para a vida em sociedade”, destaca.
 
 “A gente tem cobrado do poder público, principalmente com relação à atenção especial ao usuário, ao dependente químico de álcool e outras drogas, da dificuldade que o poder público tem de recuperar essas pessoas. Nós temos situações muito problemáticas aqui em Cuiabá. É uma alternativa pra melhorarmos nossos indicadores sociais aqui da nossa Capital”, justifica o parlamentar. O projeto tramita pelas comissões internas da Casa e após receber os devidos pareceres será levado para votação em plenário.

Assessoria de Gabinete – Welington Sabino




Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.