Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
02/10/2015
Comércio terá que restituir produtos vencidos
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Onofre Júnior
O prefeito Mauro Mendes (PSB) sancionou na última quarta-feira (30) o projeto de lei do vereador Onofre Junior (PSB) que garante a restituição de produtos vencidos.Desta forma, a partir de agora, o consumidor que constatar a existência de produtos vencidos expostos à venda no comércio, poderá receber, no exato momento da constatação, outro idêntico ou similar sem qualquer custo.


Este direito está regulamentado pela Lei n° 5.987. Conforme o texto da lei, o cliente tem direito a no máximo cinco unidades do produto idêntico ou similar, independente da quantidade que ele deseja adquirir.

Em casos em que o estabelecimento não possuir o produto igual ou similar ao encontrado fora do prazo de validade, o fornecedor terá que disponibilizar ao cliente um crédito igual de igual valor.

De acordo com o socialista, o objetivo desta proposta é evitar que o consumidor seja lesado e saia no prejuízo, uma vez que é de responsabilidade de todo o estabelecimento comercial a fiscalização dos itens expostos a venda.

Diante disso, os estabelecimentos que descumprirem a Lei serão enquadrados segundo as normas do Código de Defesa do Consumidor e podem ter suas atividades suspensas por até 30 dias, após a segunda reincidência. As denúncias de irregularidades podem ser feitas na unidade do Procon Municipal, pelos telefones: 151 e 156 ou através de smartphones, pelo aplicativo Procon Cuiabá, disponível nas plataformas Android e IOS.

Kamila Arruda – Secom/CMC




Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.