09/10/2015
Ricardo Kleim convoca secretário para esclarecer critérios sobre os radares e multas
plus.google.com
Vereador Ricardo Kleim
Diversas reclamações que chegaram ao gabinete do vereador Ricardo Kleim (PSD) sobre os radares instalados em Cuiabá levaram o vereador a questionar na tribuna os critérios adotados pelo Município para aplicar multas e punições aos condutores. Ele apresentou requerimento para que a Mesa Diretora convoque o secretário Thiago França, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores acerca dos inúmeros questionamentos.

O vereador também apresentou uma indicação endereçada à Semob para que a Pasta não instale fiscalização em semáforo que não tenha temporizador. Ele destacou que existe uma lei federal que obriga todo tipo de radar eletrônico, quando colocado em semáforo, seja acompanhado de um temporizador.

“É uma questão de segurança, ao trânsito e aos motoristas. O temporizador traz segurança, o cidadão olha e percebe que faltam 3 segundos para fechar ele já reduz a velocidade e vai parando. Sem o temporizador, de uma hora pra outra o sinal fecha e o condutor está com o pneu sobre a faixa e acaba multado. Às vezes também freia bruscamente e ocorrem as colisões traseiras. Já tem estudos comprovados, inclusive em Cuiabá, que quando tem temporizador instalado no semáforo reduz em 40% o número de acidentes”, justificou Ricardo Kleim durante a sessão desta quinta-feira (8).

Indústria das multas

O vereador explicou que conversou com algumas pessoas que estão buscando seus direitos diante em relação às multas. “Há uma suspeita, conversando com vários segmentos, que retornou em Cuiabá a indústria das multas. Nós temos algumas denúncias de pessoas que a placa do carro estava ilegível e no mês de abril foi feita a substituição. Agora em setembro, mesmo com a placa novinha o cara recebeu uma multa no dia 14 de setembro dizendo que a placa está ilegível. Esse é só um dos exemplos”, relatou o parlamentar.
Ele destaca que pediu urgência na convocação do secretário porque são inúmeras as reclamações e questionamentos não esclarecidos sobre a instalação e funcionamento dos radares em ruas e avenidas de Cuiabá.

“O cuiabano hoje vem sendo desrespeitado em algumas questões. Os radares vêm sendo colocados de forma totalmente desrespeitosa. Hoje você não sabe o que está tirando foto, o que não está. Que tipo de radar está funcionando, se é aquele que faz uma fiscalização de passagem no sinaleiro, então estamos querendo explicações nesse sentido”, disse Ricardo.

“O secretário precisa vir explicar quais os critérios usados para instalar os radares. A gente nunca sabe quais radares estão ou não funcionando. Como são emitidas as multas por câmeras de monitoramento. Tem que haver um sistema se liberar multa por monitoramento precisa ter um regramento muito justo”, finalizou.

Assessoria de Gabinete – Welington Sabino