13/10/2015
Lei determina o dia 11 de outubro com Dia Municipal de Combate a Obesidade Infantil
Assessoria de Gabinete
Vereador Arilson da Silva
Com o objetivo de prevenir a obesidade infantil em Cuiabá, passa a vigorar a partir deste ano a lei número 5.975 que determina o Dia Municipal de Combate e Prevenção a Obesidade Infantil o dia 11 de outubro. A iniciativa reforça a ideia de se combater o sedentarismo e ter hábitos saudáveis desde a infância em busca de qualidade de vida e bem estar.

A lei, cuja autoria é dos vereadores Arilson da Silva e Ricardo Saad, aponta ao executivo municipal de Cuiabá a realização de debates, palestras com o tema obesidade infantil de forma a conscientizar pais e responsáveis acerca de uma boa alimentação para as crianças.

Estudos específicos apontam este tipo de obesidade como o distúrbio nutricional mais comum na infância. Em 1998, a Organização Mundial de Saúde declarou a Obesidade Infantil uma "epidemia global": mais de 22 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos apresentam excesso de peso ou obesidade franca. Mais de 2/3 destas crianças se tornarão adultos obesos e terão sua expectativa de vida reduzida em 5 a 20 anos.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, já foram registradas até o mês e agosto de 2015, 6.168 crianças com indícios de obesidade em Mato Grosso. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde também aponta Cuiabá como a capital com mais habitantes acima do peso no País, a cada cinco pessoas uma tem sobrepeso.

“O dia 11 de outubro é mais um reforço na luta pelo combate a obesidade infantil, e que o município de Cuiabá desenvolva políticas públicas no combate a obesidade. Envolver a família, a escola e profissionais da área da saúde e esporte é importante neste processo para que nossas crianças não se tornem adultos obesos, com problemas de saúde e sociais também. A ideia é motivar a uma alimentação saudável aliado a prática de esportes, fugir do sedentarismo é outro foco também”, afirma o vereador Arilson da Silva.

Marcela Brito -  Assessoria de Comincação
Vereador Arilson da Silva (PT)

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues