Início
NOTÍCIAS
23/10/2015
Ricardo Kleim questiona secretário da Semob sobre radares e multas
Luiz Alves - Secom CMC
Vereador Ricardo KLeim
Entre várias perguntas formuladas pelos vereadores envolvendo questões do transporte coletivo e da fiscalização eletrônica por meio dos radares, o secretário municipal Mobilidade Urbana, Thiago França, ao comparecer na Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (22) também respondeu aos questionamentos do vereador Ricardo Kleim (PSD).

O parlamentar chegou apresentar requerimento para que a Mesa Diretora convocasse o secretário a prestar esclarecimentos acerca dos inúmeros questionamentos e reclamações da população cuiabana. No entanto, França compareceu ao Legislativo em virtude de uma convocação de autoria de Allan Kardec. E, dessa forma, Kleim aproveitou e expôs as reclamações e perguntas de cidadãos cuiabanos que têm chegado até ele através do gabinete e também em conversas com amigos e conhecidos.

No ofício, ele solicitou do secretário informações claras e objetivas sobre os critérios de instalação dos radares em Cuiabá, a metodologia usada para aplicação de multas e a ausência de temporizador em semáforos onde existem equipamentos de fiscalização de avanço. Kleim pontuou que o temporizador traz segurança e uma série benefícios ao condutor . Questionou ainda se estão sendo aplicadas multas com base nas imagens de câmeras de monitoramento, já que recebeu reclamações de condutores que receberam multa por documento vencido sem ter sido parado em blitz.
 
“Queria pedir que não se instale nenhum radar em semáforo para fiscalização de avanço, além da velocidade sem temporizador porque traz segurança sim. Aumentou a quantidade de colisões traseiras porque se faltam uns 3 segundos e não aparece o condutor não sabe se o tempo dele está acabando ai para bruscamente e nem sempre o outro que vem atrás consegue parar a tempo.  Quando o condutor sabe que está com tempo para passar, consegue se prevenir e evita multa, evita susto e colisões. E quero deixar bem claro que não sou contra o radar, a infração de trânsito ela tem que ser corrigida, mas sem incentivar a indústria da multa”, destacou.  

Em resposta aos questionamentos, o secretário garantiu que o município não possui câmeras de monitoramento até o presente momento e  não aplica multa com base apenas em imagens. Explicou que as câmeras existentes são do Ciosp (Segurança Pública) e as imagens não são usadas para aplicar multas aos condutores. Sobre o temporizador nos semáforos destacou que não existe a obrigatoriedade de instalar tal mecanismo em todos os locais onde existem o monitoramento de velocidade e avanço semafórico, pois segundo ele, as vias estão devidamente sinalizadas informando sobre o limite de velocidade e a fiscalização eletrônica.

Em relação às multas que os condutores contestam, o secretário destacou que podem recorrer na Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), que segundo ele, recebe um número muito baixo de recursos. Disse que apenas 4,2 % do total de condutores multados, buscaram seus direitos para contestar.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
09/08 - Artistas recebem Títulos de Acadêmicos Efetivos da ACILBRAS durante 3º Sarau Cuiabano
09/08 - Vereadora, movimentos e pacientes pressionam contra fechamento de unidade do SAE do bairro CPA I
09/08 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
08/08 - Câmara realiza segunda edição da campanha Boa Ação é Doação
08/08 - Escola do Legislativo da Câmara de Cuiabá faz balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2022
05/08 - Campanha Boa Ação é Doação arrecada leite materno capaz de alimentar centenas de bebês
04/08 - CCJR analisa sete processos durante reunião realizada nesta quinta-feira
04/08 - Programa Corrente do Bem realizado pela PM foi tema da tribuna desta quinta
04/08 - Câmara aprova requerimentos, Projetos de Lei e pareceres na sessão desta quinta
03/08 - Nota de pesar | Gládius César
02/08 - Nota de pesar | Adriana Catelli
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.