Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
26/10/2015
Blitz da Saúde constata falta de médicos nas US da região Oeste da Capital
Assessoria de gabinete
Vereador Toninho de Souza em blitz na saúde de Cuiabá
A Comissão Especial de Fiscalização às Unidades de Saúde de Cuiabá denominada “Blitz da Saúde”, esteve na manhã desta sexta-feira (23) visitando as Unidades de Saúde da Região Oeste da Capital. A fiscalização foi realizada na Policlínica do Verdão, PSF Santa Isabel, Posto de Saúde do Novo Terceiro e Posto de Saúde da Cidade Alta. O objetivo da visita foi verificar in-loco às condições de trabalho dos profissionais da área de saúde - médicos e enfermeiros, medicamentos e o atendimento à população.

A primeira Unidade de Saúde visitada foi a Policlínica do Verdão, aonde o fluxo diário chega a 400 pacientes por dia, além de pacientes da capital, a Unidade de Saúde recebe uma grande quantidade de pessoas vindas da cidade vizinha Várzea Grande. Na Policlínica são oferecidos vários atendimentos como Urologia, Dermatologia, Ortopedia, Pequenas Cirurgias, Planejamento Familiar, Psicologia entre outras especialidades. A unidade dispõe de dois clínicos gerais, o que não é suficiente para atender o fluxo de pessoas diariamente, a demora devido ao quadro reduzido, é o que a população mais reclama.

Dona Luzia Alves é uma das pacientes que aguardava atendimento na unidade de saúde, segundo ela, a estrutura é excelente e o atendimento muito bom, mas falta médico.  “Eu cheguei cedo aqui, fui atendida na recepção, me encaminharam para a seleção, mas infelizmente estou aguardando há horas e até agora o médico não me chamou”, explica.

Já dona Marcela Silva veio da cidade de Poconé com dores no corpo e na cabeça, chegou à Policlínica cedo, foi atendida na recepção, mas também reclamam da demora. “A sala de espera está lotada, foi informado que só dois clínicos estão atendendo, e a maior procura é por esse médico, enquanto isso fico com dor esperando ser chamada para a consulta, aqui precisa contratar urgente mais médicos”, pontua.

O vereador Toninho de Souza (PSD) ouviu as demandas da gestão da Unidade e também dos pacientes e observou que a estrutura física é excelente, mas a preocupação é quanto à falta de médicos. “A Policlínica do Verdão é das unidades que visitamos a que tem melhor estrutura física e a melhor organização, mas tem um problema fundamental que é a falta de médicos, o paciente tem que esperar em média de cinco a sete horas para ser atendido. O que vamos reivindicar é que aqui tenha pelo menos cinco médicos a cada plantão para o atendimento do fluxo de pessoas, tornando mais rápido e sem demora para o paciente que fica angustiado devido à demora em ser chamado para a consulta”, explicou o parlamentar cuiabano.

No Posto de Saúde do Santa Isabel, a Comissão recebeu a demanda de reclamações, as principais foram em relação à falta de guardas, dentistas  e  equipamentos para a Unidade. No Posto de Saúde do bairro Cidade Verde falta clínico geral há mais de quatro meses, e a demanda é grande, a Unidade atende cerca de 4.500 pacientes. Luana trouxe a filha para vacinar, segundo ela a estrutura e o atendimento estão ótimos, mas falta o clínico.

“Eu consegui a consulta com a pediatra, mas quando os adultos precisam consultar nunca tem médico, aí temos que procurar outras unidades, e mesmo assim, muitas vezes ainda ficamos sem atendimento, devido à falta deles nos outros Postos de saúde”.

No Posto de Saúde do bairro Novo Terceiro a situação em relação à estrutura é precária, as salas de atendimento estão sem climatização, e precisando de novos móveis, nesta unidade a população não encontra pediatra e a falta de medicamento para pressão, segundo dona Cândida é constante. “Eu venho aqui pegar o meu medicamento para pressão, mas já vai para três meses que não consigo, agora tenho que sair aqui do meu bairro para procurar em outros Postos de Saúde e mesmo assim não sei se vou encontrar”. 

A visita da Comissão terminou no Posto de Saúde do bairro Cidade Alta, com a presença do secretário Adjunto de Saúde de Cuiabá, Daoud Abdallah, onde foi constatada a falta de funcionários, problemas na estrutura física e também a falta de um médico pediatra. 

De acordo com o vereador Toninho de Souza as unidades visitadas estão com problemas que precisam ser resolvidos com a máxima urgência, a população não pode ficar sem receber um atendimento adequado. “Agora nós vamos produzir um relatório e exigir que melhorias sejam realizadas nestas unidades, que problemas como a falta de climatização e de medicamentos sejam resolvidos, e quanto à falta de médicos queremos saber onde estão os profissionais que constam na folha de pagamento da Prefeitura. Vou exigir ponto eletrônico para os médicos em todas as Unidades de Saúde da Capital, como vimos na Policlínica do Verdão”.

Toninho de Souza informou durante as visitas que vai reunir uma documentação que tem em mãos e procurar auxílio do Ministério Público Estadual. Neste documento consta a relação dos médicos que estão na folha de pagamento da Prefeitura, são quase 700 profissionais. “Na última visita realizada pela Comissão imaginei que estivessem no Pronto Socorro de Cuiabá, mas lá fomos informados que existe um déficit de 250 profissionais entre médicos e enfermeiros. Tem algo errado, eu vou exigir o ponto eletrônico, procurar o MPE e juntos vamos fazer uma depuração na folha de pagamento da saúde em relação aos médicos da Prefeitura de Cuiabá”, explicou o parlamentar.

De acordo com o secretário Adjunto de Saúde de Cuiabá, Daoud Abdallah, existe o agendamento de consultas nos Postos de Saúde. “As consultas são agendadas, os horários sãos marcados, mas com certeza se o médico estiver faltando, o salário dele será cortado e medidas serão tomadas em relação ao profissional que não estiver executando as funções corretamente”, explicou.

Participaram da visita às Unidades de Saúde o vereador Toninho de Souza (PSD), Arilson da Silva (PT), Ricardo Saad (PSDB) e Paulinho Brother (PDT). 

e-mail: imprensatoninhodesouza.com.br

Assessoria de Gabinete - Verônica Rakel


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.