26/10/2015
Saad tem dois projetos aprovados
Luiz Alves - Secom CMC
Vereador Ricardo Saad
O vereador Ricardo Saad (PSDB) teve dois projetos de sua autoria aprovados na última semana. O primeiro proíbe o uso de andadores infantis em creches e escolas sediadas no município de Cuiabá.

A intenção do parlamentar com esta medida é garantir a segurança e o natural desenvolvimento das crianças. De acordo com ele, estatísticas alarmantes apontam ocorrência de graves acidentes com bebes em decorrência do uso deste equipamento.

Diante disso, a própria sociedade Brasileira de Pediatria vem, sistematicamente, combatendo o uso dos tradicionais andadores infantis, tendo lançado uma campanha para bani-los de todo o país.

Além disso, médicos pediatras argumentar que os andadores não trazem nenhum beneficio ao desenvolvimento dos bebês. Conforme estudo realizado pela sociedade Brasileira de Pediatria, há pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador e que em 1/3 destes casos as lesões são graves.

Os pediatras explicam que bebês que usam o equipamento levam mais tempo para ficar de pé e para caminhar sem apoio, engatinham menos e têm resultados inferiores em testes de desenvolvimento. “Elaboramos este projeto pensando em garantir o desenvolvimento natural da criança e também zelar pela sua segurança”, enfatiza Saad.

A outra proposta de autoria do parlamentar que foi aprovada também diz respeito a crianças. Trata-se da obrigatoriedade de restaurantes, lanchonetes e similares disponibilizarem cadeira infantil.

De acordo com Saad, a medida visa a segurança das crianças, tanto que as cadeirinhas devem atender as normas especificadas da ABNT. “Muito mais do que conforto estamos frisando a questão de segurança. o objetivo deste projeto de lei é regulamentar o fornecimento desse móvel por estabelecimentos comerciais, que levarão em conta o fluxo de clientes para ter disponível uma quantidade suficientes para atender as famílias que freqüentam o local”, finaliza.

Kamila Arruda - Assessoria de Imprensa