29/05/2008
Fonoaudiólogo defende Programa Municipal de Saúde Vocal
Na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá o fonoaudiólogo Fábio Seabra da Crua, defendeu o projeto de lei do vereador Carlos Haddad (PTB) que institui o programa Municipal de Saúde Vocal. De acordo com o médico problema abrange um grande número de profissionais, especialmente os professores ,sendo motivo de afastamento dos postos de serviço.

O programa objetiva a prevenção de disfonia em professores da Rede Municipal de Ensino.
Abrange assistência preventiva na rede publica de saúde com a realização de no mínimo um curso teórico prático anual, objetivando orientar os professores sobre o uso adequado da voz profissionalmente.

De acordo com o projeto caberão as Secretarias de Município de Saúde e de Educação a formulação de diretrizes para viabilizar a plena execução do Programa Municipal de Saúde Vocal, ficando a coordenação a cargo de profissional de fonoaudiologia.

O Programa Municipal de Saúde Vocal terá caráter fundamentalmente preventivo, no entanto, uma vez detectada alguma disfonia será garantido ao professor o pleno acesso a tratamento fonoaudiólogo e médico.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro