Início
NOTÍCIAS
03/06/2008
Câmara discute maus–tratos e agressões aos idosos
As denúncias de maus-tratos e agressões de registradas no Conselho da Pessoa Idosa (Condipi) foram apresentadas na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá na sessão plenária, de terça-feira (03). De acordo com a vereadora Enelinda Scala (PT) muitas denúncias foram apresentadas durante a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Em 2007 chegaram ao conselho 235 queixas de problemas cometidos por familiares como a apropriação indevida do cartão de aposentadoria.

No ano passado, disse a vereadora, o conselho registrou 235 queixas, sendo 25% ou 59 relacionadas ao abandono, maus tratos e agressão física. Cerca de16% (37) de agressão psicológica e 10% (24) de negligência.. De acordo com o IBGE 32 mil pessoas com mais de 60 anos residem na capital.

“Entre os problemas enfrentados pelos idosos a vereadora destacou o transporte coletivo.” É necessário realizar ampla campanha de valorização do idoso, de respeito para o usuário do transporte coletivo.

Na tribuna Enelinda recebeu apoio do vereador Luiz Poção (PP) que lamentou o despreparo de alguns motoristas do transporte coletivo que insistem em maltratar os idosos. “Pessoas desinformadas acreditam que o idoso é, pelo fato de não pagar a passagem é um transtorno, inclusive os idosos são apelidados de caroço e por isso são deixados propositalmente nos pontos de ônibus”, denunciou.

Poção cobrou providências urgentes das autoridades para a fiscalização e qualificação dos profissionais do transporte coletivo. Ele também cobrou a mudança das catracas para aparte traseira dos veículos. “A função do sistema de transporte coletivo é garantir segurança e conforto para o usuário pontos que não são respeitados”, afirmou.

Lagoa Encantada - As obras de recuperação e adequação da lagoa do CPA IIII deverão se reiniciadas em breve. A promessa é do vereador Edivá Alves, líder do prefeito na Câmara Municipal. Conhecida pela população como “Lagoa Encantada”, uma referência ao atraso na reforma, a obra, segundo Edivá tem recursos suficientes para a conclusão.

O vereador disse que Wilson santos deu sinal verde para a realização, na próxima sexta-feira, de reunião com os técnicos da Sanecap, engenheiros e representantes da construtora responsável pela execução do projeto. “Nós queremos saber qual o motivo do atraso, e um calendário que atenda as normas legais, já que os recursos estão disponíveis na Caixa Econômica Federal”,disse.

Edivá recebeu o apoio dos vereadores Lúdio Cabral (PT) que na semana passada trouxe para a tribuna livre, representante da comunidade local para discutir o problema. Moradora da região há 26 anos, a vereadora Lueci Ramos (PSDSB) também cobrou providências. Luiz Marinho (DEM) que também residente no CPA falou que a Lagoa Encantada tornou-se um problema para a população já que no local foi encontrado até jacaré.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
15/01 - Câmara de Cuiabá dá continuidade a projeto de eficiência energética e economizará de 20 a 30% em sua conta de energia
13/01 - NOTA À POPULAÇÃO
11/01 - Dr. Xavier elogia inauguração de ponto climatizado no centro de Cuiabá
10/01 - Misael Galvão destina cerca de R$ 350 mil em emendas impositivas para 2018
09/01 - Vereador Dr. Xavier recebe visita da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Bucal do Estado
09/01 - Registros confirmam presença de Abílio em todas as sessões do ano
09/01 - Registros confirmam presença de Abílio em todas as sessões do ano
09/01 - Elizeu Nascimento faz um apanhado do primeiro ano de mandato
09/01 - Em analise presidente Justino demonstra ano produtivo da Câmara
04/01 - Vereador e secretário visitam obras em bairros da Grande Cidade Alta
27/12 - Câmara fecha o ano com diferencial das emendas impositivas e vereadores destinam maior parte à saúde
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.