30/03/2016
Vereador propõe política para incentivar a escovação dental em crianças
escovas de dente

O vereador Néviton Fagundes (PTB) apresentou na Câmara de Cuiabá, o projeto de lei que propõe a criação da política de incentivo á escovação diária nas crianças matriculadas nas escolas do município. O objetivo é promover a saúde bucal e prevenir doenças.

“É necessário criar o hábito da escovação nas crianças ainda pequenas, pois isso previne diversas doenças, ajudando para uma saúde mais integral da criança até atingir a fase adulta. Infelizmente, sabemos que muitas das nossas crianças não fazem a escovação, pois não tem o material necessário em casa, mas, queremos que o Executivo mude essa realidade”, justifica Néviton.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo fica autorizado a firmar convênios ou parcerias com órgãos governamentais, não governamentais, entidades, ONGs e setores especializados para o fornecimento do material necessário às crianças que não tem condições de trazer de casa a escova e nem o creme dental.

O objetivo do PL é atender a todos os alunos, sem limite de idade, matriculados nos escolas municipais, aproveitando o ambiente escolar como um local privilegiado para o ensino correto da escovação, além da criação do hábito.

Além disto, a boca é uma porta de entrada para doenças graves e a falta de sua higiene pode acarretar inclusive, a perda dos dentes, prejudicando a dicção da pessoa, seu processo de digestão, afetando profundamente sua autoestima.

“Basta uma rotina de prevenção para ter dentes saudáveis, por isso, entendo que a escovação deve ser incentivada nos alunos. Nosso projeto pode ainda fortalecer mais a área da saúde no município, reduzindo gastos, pois sabemos dos custos altos nos tratamentos bucais”, salienta o parlamentar.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues