Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
01/04/2016
Vereador quer instituir “Março Laranja” para acabar com a prática de bullying
Internet
Logomarca contra o bullying
Na sessão ordinária desta quinta-feira (31), o vereador Wilson Kero Kero (PSL) apresentou em Plenário o projeto de lei que pretende instituir no calendário oficial do município, o ‘Março Laranja’, um mês dedicado à prevenção e combate ao bullying nas escolas.

Segundo o vereador, a proposta nasceu do acompanhamento de diversas situações em que as crianças vinham sendo humilhadas e afetadas em sua autoestima, atrapalhando o seu rendimento escolar. “Na Constituição Federal se prevê que a educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, mas, muitas crianças que passam pelo bullying acabam até parando de frequentar a escola”, justifica. 

O bullying escolar é caracterizado como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e recorrente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas no ambiente escolar, com o objetivo de intimidá-la, agredi-la ou discriminá-la, promovendo uma vitimização dentro de uma relação assimétrica de poder entre as partes.

O projeto estabelece em seu artigo 2°, a instituição do “Março Laranja” para promover, no âmbito escolar e na sociedade em geral, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção desse tipo de violência. 

Este debate deverá envolver a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas áreas da educação e da proteção à criança e ao adolescente. “Como a prática do bullying dentro das escolas promove traumas e marcas profundas em suas vítimas, cabe ao município buscar junto à sociedade, mecanismos para evitá-la”, defende Kero Kero.

Em sintonia com o movimento “Outubro Rosa”, que marca o combate à violência contra a mulher, o parlamentar quer que seja promovido o “Março Laranja” durante todo o mês. A campanha deve utilizar a cor laranja como a tonalidade que simboliza essa luta, utilizando-se de recursos visuais de impacto, como a iluminação noturna de instituições, especialmente em locais onde se possa dar visibilidade ao tema.

O projeto de lei segue para avaliação nas Comissões da Casa de Leis.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.