05/04/2016
Vereador da saúde reivindica UBS para comunidade PNE
Assessoria de Gabinete
Vereador Paulo Araújo
Viabilizar atendimento aos serviços de saúde por meio da implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) aos moradores do "Assentamento Conquista", região localizada a 2 km do bairro Altos da Glória é reivindicação do vereador da saúde, Paulo Araújo (PP) ao Executivo Municipal através do Secretário Municipal de Saúde, Ary Soares de Souza Júnior.

Na indicação, apresentada na semana passada no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador observa que o assentamento fundado há aproximadamente dez anos residem cerca de 200 pessoas, sendo a maioria delas pessoas portadoras de necessidades especiais.

O texto do documento informa que as condições básicas de infraestrutura, como saneamento, transporte, iluminação é precário na região, o que aumenta as dificuldades das pessoas com deficiência.

Segundo Paulinho, a construção de uma UBS permitirá que estes tenham o devido acesso ao serviço de saúde próximo a suas residências, visto que o assentamento não se localiza no perímetro urbano. Diversas morbidades encontram-se presente na comunidade, como diabetes, hipertensão, problema renal, falta de acompanhamento pré-natal, entre outros.

“A construção deste serviço permitirá que os moradores obtenham atendimento e reduza a demanda encaminhada a capital”, disse ele.

Ele destaca o trecho da Constituição Federal em que estabelece que a saúde é direito social e dever do Estado, constituído em sistema organizado de forma descentralizada, de competência comum da União, Estados, e Municípios (arts. 6º, 23º, inciso II); visando o atendimento em local próximo a de sua residência.

Da Assessoria

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo