08/04/2016
Câmara Municipal confere títulos de Cidadão Cuiabano em véspera do aniversário da cidade
Thiago Cesar - Secom CMC
Mesa de Autoridades
Aconteceu na noite de ontem (07), no Teatro Zulmira Canavarros, a entrega de Títulos de Cidadão a pessoas que adotaram Cuiabá como a cidade para se viver. O vereador Haroldo Kuzai (SDD), que presidiu a solenidade de entrega das honrarias, ressaltou a importância do evento que já demarca as festividades que comemoram o aniversário da Capital.

“Cuiabá está próxima de completar seus 300 anos, mas sabemos que ainda há muito a fazer para melhorar nossa cidade. A Câmara, através de seus servidores e vereadores, sempre esteve e estará pronta para servir a nossa cidade e, hoje agraciamos não só as pessoas, mas também nossa cidade que tem crescido com a ajuda de vocês,” agradeceu Kuzai.
No total foram homenageadas 136 pessoas, que através de suas atitudes fomentaram melhorias em áreas como a educação, a saúde, a segurança e a cultura. O evento é uma forma de reconhecer os serviços prestados ao município e a sua gente.

“Uma das grandes características de Cuiabá também é ser acolhedora e, estas pessoas optaram por estar aqui. De alguma forma trabalharam e neste somatório, contribuíram com todos nós”, frisou o prefeito Mauro Mendes, que participou da solenidade.

Neste ano, cada vereador pode indicar até sete nomes para serem contemplados com os títulos, sendo que todos passaram pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Além disto, todos os nomes passaram pela aprovação do Plenário.

Um dos agraciados foi o mineiro de Ituiutaba, Ronaldo Camargo de Vasconcelos, que veio para Cuiabá em 1974, ainda muito jovem e, há 16 anos trabalha prestando serviços no setor de energia elétrica. Atualmente, o empresário emprega 140 pessoas só na Capital.

“Cuiabá é pra mim hoje, minha terra e não abro mão disso. Sonhei com esse título e tenho muito orgulho de recebê-lo, pois fiz minha vida quase toda aqui, que é um dos melhores lugares pra se viver, cheio de oportunidades e com um povo cheio de receptividade e carinho”, celebra Ronaldo que foi um dos homenageados pelo Presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

Outra pessoa que também passou a ser cuiabana foi Eduardo H. Sanches Spurio, que está na Capital há mais de 30 anos e atua no setor de climatização, atendendo dezenas de lojistas. “Receber esse título é uma satisfação muito grande, pois nessa cidade fiz minha vida e só tenho a agradecer a ela, que me recebeu de braços abertos”, destacou Eduardo.

A Câmara de Cuiabá promove essa homenagem desde a década de 70, mas nos últimos anos, escolheu a proximidade do aniversário da cidade para realizar a outorga que é a principal honraria concedida pelo poder Legislativo Municipal.

Mais de 500 pessoas estiveram presentes ao evento que também contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, na esfera Municipal e Estadual, como o vice-governador Carlos Henrique Fávaro, que chegou a Mato Grosso no final da década de 1960.

“Há dois anos estamos em definitivo em Cuiabá e podemos sentir a força e o calor humano da cuiabania, sempre nos acolhendo com carinho e dedicação”, ressaltou o paranaense, que também foi agraciado com um título.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC