Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
11/04/2016
Vereador defende acompanhamento cauteloso de condutores do transporte público
Projeto de lei apresentado pelo vereador da saúde, Paulo Araújo (PP), garante a obrigatoriedade das empresas concessionárias de serviço de transporte coletivo urbano do município de Cuiabá a realizar exame psicológico anual em seus motoristas. 

Conforme detalhado no texto do projeto, apresentado na última quinta-feira (08), em sessão plenária na Câmara Municipal de Cuiabá, os exames psicológicos, são em sua maioria, uma das únicas medidas de adequação do condutor, embora, saiba que a participação da avaliação psicológica para o trânsito não deveria se restringir a um "apto" ou "inapto" no processo seletivo, e sim marcar-se por uma preocupação em atuar de forma preventiva e preditiva no processo de avaliação psicológica, com o propósito de interferir para que os motoristas não, "exponham" em situações de perigo a si e aos outros.

Paulo Araújo considerou ainda, como ponto de partida do projeto, o fato ocorrido em fevereiro deste, onde um Técnico de Enfermagem, de 64 anos, perdeu a vida após levar uma pancada na cabeça, após utilizar ônibus coletivo, na Avenida Fernando Corrêa da Costa. 

O técnico havia saído do trabalho, no Pronto-Socorro Municipal, e seguia para a faculdade. No entanto, durante o percurso, ocorreu a discussão com o motorista. Não se sabe ao certo como se deu o caso, mas o passageiro veio a falecer após discussão com o motorista e, possível agressão ao técnico.

Segundo Paulinho, a medida pretende minimizar os efeitos danosos causados aos condutores e tornar-se necessária e efetiva uma política preventiva de qualificação e acompanhamentos mais cauteloso das condições de saúde física e psicológica da categoria.

O vereador da saúde aponta como um dos graves problemas enfrentados pelos profissionais, à falta de uma remuneração adequada da função, oportunidade de crescimento, valorização e reconhecimento do trabalho prestado. “A categoria deve ser respeitada, muitos problemas ocorrem devido a falta de valorização e atenção”, configura ele.


Assessoria de Imprensa


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.