31/05/2016
Vereador comemora constituição de comissão que vai fiscalizar obras da saúde
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Maurélio Ribeiro
Buscando o respeito ao cumprimento dos cronogramas de obras da saúde em Cuiabá, o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) apresentou no mês de janeiro, na Câmara Municipal, um requerimento para que fosse constituída uma Comissão Especial para Acompanhar e Fiscalizar as obras do Novo Pronto Socorro Municipal e das as UPAs do Pascoal Ramos, Verdão e Jardim Leblon.

O requerimento recebeu aprovação para sua constituição no dia 23 de fevereiro, mas só agora, após três meses, a comissão será implantada.

“Recebemos ontem (30) do presidente desta Casa, a assinatura que garante a implantação da comissão especial. Ficam como integrantes os vereadores Arilson da Silva (PT); como vice-presidente, Paulo Araújo (PP) e eu (Maurélio) na Presidência da Comissão. Com a publicação da constituição da comissão no Diário do Tribunal de Contas - que deve acontecer até o fim desta semana, começaremos os trabalhos oficializando nossa existência e já encaminharemos nossos questionamentos aos órgãos que estão responsáveis por gerir estas obras”, comemora o vereador.

Diante de tantos casos de obras paradas, inacabadas ou mesmo superfaturadas no Brasil, o vereador pretende que a comissão especial seja um instrumento social, garantindo maior transparência no acompanhamento e a fiscalização das obras em andamento, garantindo que as estruturas sejam entregues no prazo e de acordo com os projetos, além disto, respeitando as demandas a que se propõe.

Caberá a comissão especial verificar, por exemplo, se as obras estão de acordo com o projeto original, atendendo a execução do cronograma físico e financeiro, além de avaliar a qualidade dos materiais utilizados na construção.

A UPA Pascoal Ramos, por exemplo, que teve o prazo de entrega estendido pelo Ministério da Saúde para dezembro de 2014 e, depois ficou de ser entregue á população nas comemorações do aniversário da cidade, ainda não foi inaugurada.

Já o novo Pronto Socorro tem previsão de custo de R$ 75 milhões e prazo de entrega para até 22 meses, segundo Maurélio, “um ganho social imenso para Cuiabá, com um recurso volumoso que a população tem o direito de acompanhar passo a passo”, destacou.

“Estas obras são de suma importância para nossa gente, ainda mais diante de tantas dificuldades pelas quais passa a saúde, por isso mesmo, como ente público, é imprescindível que façamos um acompanhamento muito próximo para garantir que as obras sejam realizadas, concluídas e disponibilizadas para atender ás demandas da nossa gente”, justificou Maurélio.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC