09/06/2008
Lutero resgata história do professor Aristotelino Praeiro
Secom Câmara/CBA
Ver. Lutero Ponce inaugura mais uma placa nominativa
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce (PMDB), inaugurou, nesta segunda-feira, 9 de junho, a placa nominativa da escola municipal Aristotelino Alves Praeiro no bairro 1º de Março. A inauguração faz parte do projeto do vereador de resgate histórico dos patronos de logradouros públicos municipais. A família do professor foi representada pelos filhos Aristotelino Alves Praeiro Filho, José Arnaldo de Mattos Praeiro, Adelino Messias de Mattos Praeiro, Anice de Mattos Praeiro Campos e Doralice de Mattos Praeiro Alves, além da nora Íris Capilé de Oliveira e dos netos Éden Maranhão Praeiro e Sônia Praeiro.

De acordo com o vereador Lutero Ponce, o projeto regulamentado pela Lei Municipal 4.992 de julho de 2007 começou a ser concretizado em dezembro do ano passado e já resgatou a história de dezenas de escolas e policlínicas. “O resgate da nossa história e da nossa cidadania é importante tanto para os cuiabanos que aqui nasceram quanto para os que aqui residem. A história é a identidade de um povo”, garantiu.

Conforme Aristotelino Alves Praeiro Filho, seu pai realizou elevado trabalho social em benefício das crianças do bairro 1º de Março, por isso a comunidade o escolheu para nomear a escola. Aristotelino também doou lotes para a construção de casas populares onde hoje é o bairro Praeiro, é por isso que a região também leva seu sobrenome. “Queremos agradecer pela homenagem tão significativa à sua memória. A dedicação e o amor plantados pelo nosso pai no coração das pessoas fizeram com que fosse lembrado pela comunidade”, afirmou.

Segundo a coordenadora da escola, Antônia Prado, Aristotelino merece a homenagem porque trabalhou em prol dos necessitados doando cestas básicas e cobertores. “A nossa escola, fundada no dia 6 de outubro de 1993, está muito honrada em receber a família de Aristotelino”, afirmou.

O professor Aristotelino formou-se em cinco faculdades, Geografia, História, Geometria, Matemática e Português. Além de lecionar todas essas as disciplinas também foi professor de educação física nos colégios Liceu Cuiabano, Salesiano São Gonçalo, Escola Normal Pedro Celestino, Escola Modelo Barão de Melgaço e no Colégio Maria Leite em Corumbá. Aristotelino fundou a Federação Espírita de Mato Grosso e foi membro da maçonaria, tendo atingido o grau 33 e declarado Emérito em 1983. Ele também serviu o 2º Batalhão de Fronteira em Cáceres – MT, sendo nomeado 2º Tenente em 1950, ano em que passou para a Reserva. O professor prestou serviços às prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande, entre eles dirigindo a Secretaria de Obras e Viação da cidade industrial e organizando o Serviço de assistência Social da Capital.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo