01/08/2016
A importância do incentivo à prática de esporte
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Néviton Moraes
A necessidade de programas destinados a democratizar o acesso à prática de esportes, por meio de escolinhas esportivas e lazer, especialmente em bairros distantes da área central de Cuiabá trata-se de medida urgente, a ser adotada pelo poder público. Existe uma demanda reprimida de alunos em comunidades carentes da Capital, que estudam em escolas públicas, necessitando conhecer as atividades desportivas , como futebol, handebol, vôlei e basquete, entre outras.

É possível estender também para aulas de idiomas, como inglês e espanhol, e oficinas de dança do ventre, dança de salão e street dance, entre outras. É certo que as crianças e adolescentes beneficiárias dos programas de incentivo ao esporte, em mais de 90% dos casos, estarão foram do alcance das drogas e também da evasão escolar – e ainda da repetência.

As crianças e adolescentes na prática do desporto, automaticamente rejeitam as drogas. E, em geral, se cria o hábito da alimentação saudável, ministrada por uma nutricionista em cada praça de esportes, nos bairros.

Desde o início da carreira como professor, empunho a bandeira de luta para democratizar o acesso à prática de esportes, por meio de escolinhas esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. O objetivo é colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.

E a minha proposta é para atender a diversas atividades e modalidades esportivas individuais e coletivas, e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

Mesmo tendo pouco respaldo do poder público, temos avançado sobejamente em alguns bairros, com iniciativas populares, principalmente na região Norte de Cuiabá. Todavia, isso é apenas um grão de areia no oceano. É imprescindível que as autoridades tomem isso como plano de governo: assegurar espaço para esporte e lazer à nossa juventude. Quem sabe consigamos, nas futuras gerações, homens e mulheres comprometidos com a vida saudável e distantes do álcool e do tabagismo.

Espero que os governantes de Cuiabá e Mato Grosso olhem com carinho para a periferia de nossa Capital e que invista em mais esporte e lazer nos bairros.

Néviton Fagundes Moraes é professor de Educação Física da rede pública de Cuiabá e atual vereador pelo PRB.