Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/01/2017
Dia mundial do Braille é comemorado hoje
João Vieira
Algumas pessoas conseguem ler até 200 palavras por minuto.
Hoje se comemora o Dia Mundial do Braille. Criado em 2017, o Sistema Natural de Leitura e Escrita para pessoas Cegas, completa 192 anos.

Somente em Mato Grosso, as escolas públicas atendem entre 500 e 600 alunos com deficiência visual total. Um número até quatro vezes maior reúne estudantes com baixa visão, muitos dos quais devem evoluir para a perda total da visão em alguns anos, informa Marcino de Oliveira, 47, coordenador de Educação Especial da Secretaria de Educação (Seduc), do Estado.

Segundo ele, aprender a leitura Braille foi o divisor de águas em sua vida. Isto porque teve uma doença congênita e perdeu totalmente a visão às vésperas de completar 18 anos.

Apesar de alfabetizado no ensino regular, teve que reaprender a ler e escrever pelo método Braille. Disse que o apoio do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), foi fundamental. Tanto que depois foi presidente da instituição durante três mandatos.

Ressalta a importância da instituição que hoje atende cerca de 280 estudantes do ensino fundamental, médio e superior, em escola que funciona dentro da entidade e atende pessoas com deficiência visual de todo Mato Grosso. Juntamente com a Associação Matogrossense dos Cegos (AMC), instituição parceira que dá aporte em relação a vida social, prática de esportes e busca por vagas no mercado de trabalho.

Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809, ficou cego durante a infância e, em 1825, aos 16 anos, apresentou a primeira versão de um sistema de escrita e leitura que mudou a vida das pessoas cegas em todo o mundo.

Baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o Sistema Braille permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.

Esse sistema adapta-se perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque. A leitura do Braille é feita da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos. Algumas pessoas ganharam tanta prática em ler Braille que conseguem ler até 200 palavras por minuto.

O Sistema Braille chegou ao Brasil em 1850, pelas mãos do jovem cego José Álvares de Azevedo, mas foi a partir da década de 1940, com a criação da Fundação para o Livro do Cego No Brasil - a atual Fundação Dorina Nowill para Cegos - que a produção de livros nesse formato ganhou força.

Calendário anual Este ano a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove campanha de financiamento coletivo até o dia 20 de janeiro para garantir 8 mil calendários de 2017 com braille e impressão em fonte ampliada.

O calendário é muito mais do que um acessório informativo para o dia a dia, ele é um importante instrumento de inclusão de milhares de pessoas cegas e com baixa visão. Para a Fundação Dorina, a participação de todos é fundamental na produção deste material e o esforço coletivo ampliará a inclusão e ajuda pessoas com deficiência visual no Brasil inteiro.

Além das datas, fases da lua, feriados do ano, o calendário também é uma ferramenta de disseminação de informações sobre a inclusão e prática da empatia, pois conta com dicas de convivência com as pessoas com deficiência visual.

Para acessar a campanha e ter mais informações: http://www.fundacaodorina.org.br/calendario2017

Silvana Ribas, repórter do GD

Acesso em: http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/og/1/materia/499642/t/dia-mundial-do-braille-e-comemorado-hoje



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.