13/01/2017
NOTA À IMPRENSA
Câmara Municipal de Cuiabá
MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

Câmara faz reforma administrativa extingue 317 cargos e terá economia mensal superior a R$ 400 mil

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, eleita no dia 1º de janeiro de 2017, vem esclarecer através da presente nota, a  reforma administrativa que ocorreu no quadro de cargos comissionados do parlamento municipal,  aprovada no dia 27 de dezembro de 2016, conforme segue:

1 – Considerando a grave crise econômica pela qual atravessa o Brasil, em dezembro 2016, os vereadores de Cuiabá aprovaram uma reforma administrava onde reduziu 40% dos cargos existentes na estrutura de pessoal comissionado do legislativo municipal.

2 – A redução dos cargos comissionados, de 798 para 481, se concretizou com a publicação da referida Lei, de número 6.159, publicada no Diário de Contas do dia 11 de janeiro de 2017. Com a decisão de reduzir os cargos comissionados, a Câmara economizará, em quatro anos, durante a Legislatura 2017/2020, a quantia de R$ 19,2 milhões.

3 – Explicamos também, que a reforma administrativa implicou na redução de 12 para 7 secretarias existentes no parlamento municipal e, limitou, a Mesa Diretora disponibilizar no máximo até 17 servidores comissionados para os gabinetes dos vereadores.

4 – Para o cargo de Chefe de Gabinete, a exemplo do que já ocorre em outros poderes, foi criada a verba indenizatória no valor de R$ 4.200,00, com o objetivo de fazer frente à indenização de despesas inerentes ao exercício do cargo.

5 - Pontuamos também, que foi solicitada ao prefeito Emanuel Pinheiro a devolução do Projeto de Lei que reajustava o subsídio/salário dos vereadores. O propósito da iniciativa é fazer com que este assunto seja debatido apenas no ano de 2020 com vistas a vigorar a medida para a próxima legislatura (2021/2024).

6 – Com a decisão de congelar o salário dos vereadores por mais quatro anos, a Câmara Municipal economizará na legislatura 2017/2020, o valor de R$ 4,7 milhões.

7 - Nos últimos quatro anos, os vereadores de Cuiabá reduziram a verba indenizatória de R$ 25 mil para R$ 9 mil

8 - No ano de 2015, foi extinta a chamada Verba de Gabinete, que era no valor de R$ 27 mil

Portanto, conscientes do momento econômico adverso e, comprometidos com a boa prática na aplicação dos valores do duodécimo do parlamento municipal, os vereadores eleitos em 2016, se colocam a disposição dos meios de comunicação quanto a qualquer outro esclarecimento que se fizer necessário.

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)