15/02/2017
Contra aumento na tarifa de ônibus, Câmara pode mudar lei que criou Arsec, diz Dilemário
Assessoria de Gabinete do Vereador
Vereador Dilemário Alencar
O primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Dilemário Alencar (PROS), contrapôs, nesta quarta-feira (15), a posição do presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados de Cuiabá (Arsec), quando afirmou que por força da lei complementar nº 374 de março de 2015, não cabe ao prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) decidir se haverá ou não aumento na tarifa do transporte coletivo, mas sim a direção da Arsec.

Alexandre Bustamante, que preside a Arsec, informou também que até a sexta-feira desta semana vai anunciar a decisão quanto ao aumento na tarifa de ônibus urbano. Para o vereador,  essa posição confronta com a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que na sessão solene inaugural da 19ª Legislatura da Câmara Municipal, informou à população cuiabana que não permitirá aumento na tarifa de ônibus neste ano.

“Os vereadores darão todo apoio à iniciativa do prefeito em não aumentar a tarifa. Inclusive, se for necessário, para barrar o aumento, os vereadores estão dispostos a mudar a lei que criou a Arsec, visto que o prefeito é o chefe do poder concedente do sistema do transporte coletivo. Ademais, é justo não haver o aumento, pois o serviço ofertado pelas empresas do transporte coletivo é de péssima qualidade”,  disse Dilemário.

O parlamentar pontuou também, que a posição da direção da Arsec acaba ajudando os interesses dos empresários do transporte coletivo, que estão fazendo todo tipo de pressão para conseguir elevar a tarifa, alegando que o não aumento pode trazer desequilíbrio econômico para as empresas. Os empresários reivindicam que o valor atual da tarifa de R$ 3,60 seja elevado para R$ 4,03, o que representa um percentual de aumento de 11,94%, enquanto a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), foi de 6,28%.

“Em 2008 não houve aumento na tarifa de ônibus em Cuiabá e nem por isso houve desequilíbrio econômico no sistema. Em 2017 também não haverá, pois nos últimos anos os empresários foram beneficiados com aumentos  acima dos índices inflacionários, sem que houvesse investimentos em melhorias. Certamente, o prefeito vai manter sua decisão e começar um novo rumo para mudar o caótico serviço de transporte coletivo existente em nossa cidade”, explicou Dilemário.

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar
E-mail: comunicacao.dilemario@gmail.com   Contato: (65) 3617-1580