22/02/2017
Dilemário defende a construção de Centro de Convivência de Idoso na região Oeste
Assessoria de Gabinete do Vereador
O vereador Dilemário Alencar (PROS), acompanhado do Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Urei, se reuniu nesta terça-feira (21) com a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro para discutir propostas de políticas públicas para a população da terceira idade.

Na oportunidade, Dilemário defendeu junto à primeira-dama, a necessidade da gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) criar a Diretoria do Envelhecimento Saudável na estrutura organizacional da Prefeitura com o objetivo de formular e executar a Política Municipal do Idoso, com a articulação de ações com redes de atendimento já existentes o fomento da prática de exercícios e atividades afins o incentivo à sociabilização a divulgação de informações de interesse à terceira idade o desenvolvimento de políticas que assegurem os direitos dos idosos e a implementação de ações de prevenção e combate à violência, entre outros.

“O envelhecimento populacional é uma tendência mundial para as próximas décadas. No mundo todo, uma em cada nove pessoas tem 60 anos de idade ou mais. Em Cuiabá, com uma população de 585 mil habitantes, estima-se que aproximadamente 55 mil pessoas faz parte da chamada terceira idade. Portanto, se faz necessário que o poder público esteja atento a necessidade de  implementar políticas públicas permanentes que fomentem ações que proporcionem qualidade de vida e garantia dos direitos da pessoa idosa”,  disse o vereador Dilemário.

Outra proposta feita pelo vereador foi à construção de um Centro de Convivência de Idoso (CCI) na região Oeste, (nas proximidades do bairro Santa Izabel. O vereador explicou que em Cuiabá existem quatro CCIs, sendo o último construído há mais de 10 anos.

“Apenas quatro Centros de Convivência é muito pouco para atender os milhares de idosos que precisam de acesso às políticas públicas que proporcionem o envelhecimento saudável. Penso, que é muito importante a Prefeitura construir mais um CCI em Cuiabá. A nossa defesa é que a construção ocorra na região oeste, desassistida dessa importante política social”, pontuou Dilemário.

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar
E-mail: comunicacao.dilemario@gmail.com   Contato: (65) 3617-1580